Recorde de grupos na ‘XVI Semana Europeia de Folclore’

Sofia Lacerda

É já amanhã que começa a ‘XVI Semana Europeia de Folclore’, com um recorde de grupos participantes, de seis países e de duas regiões autónomas, num total de 12 agrupamentos, que irão demonstrar as suas danças e canções tradicionais das suas origens, durante os cinco dias de festividade.

Este é um evento integrado na ‘Festa do Vinho’, que decorrerá no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, a partir das 21 horas deste domingo. A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, preside à cerimónia de abertura desta festividade.

O Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira, de Aveiro, inaugura a ‘Semana’, seguindo-se a atuação de grupos da Itália, Colômbia e o anfitrião, o Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.

Segunda-feira, vão pisar o palco convidados de Braga, Açores e da Polónia e terça-feira, os presentes poderão ouvir a música tradicional dos Açores, Aveiro, Eslováquia e Rússia.

O quarto dia será preenchido pelo folclore do Rancho Etnográfico Santa Maria de Touguinha, do Porto, e da Eslováquia, Rússia e, a encerrar, o grupo organizador.

No último dia, a ‘XVI Semana Europeia de Folclore’ visita o Centro Cívico de Santa Maria Maior, sempre às 21 horas, com as atuações de grupos da Eslováquia, Rússia e o madeirense Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.

Paralelamente, estará patente uma mostra de artesanato, todos os dias do certame, das 20 às 23 horas, no Jardim Municipal do Funchal.