Machico acolhe projeto internacional do Teatro Metaphora

O Teatro Metaphora - Associação Amigos das Artes desenvolve por estes dias, no concelho de Machico, a segunda fase de um projeto sobre o ‘Teatro do Oprimido’.

A primeira fase decorreu em janeiro de 2019 na Roménia.

O projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus +, da Comissão Europeia, e junta, para além de elementos da Madeira, participantes provenientes da Croácia, Dinamarca, Estónia, Alemanha, Itália, Portugal, Roménia, Eslovénia e Espanha.

Este projeto em concreto, ‘Rehearsal for Life’, faz uma abordagem à vivência em sociedade e à forma como vemos/entendemos os outros. “A ideia principal desta metodologia é fazer com que as pessoas vivenciem e compreendam como uma mudança de atitude, comportamento ou padrão de pensamento pode ter um poderoso efeito significativo em sua vida, bem como na vida das pessoas ao seu redor”.

De referir que este é apenas um dos projetos da associação com sede em Câmara de Lobos. Desde a sua fundação, mais de uma centena de jovens participou nos intercâmbios juvenis e cursos de formação realizados ao abrigo dos programas Erasmus. Hoje a aposta do Teatro Metaphora faz-se também na intervenção ambiental, com instalações artísticas com materiais reciclados que correm mundo.