‘Mercado Quinhentista’ continua hoje com um torneio a cavalo, rábula e teatro de fogo

Sofia Lacerda

O ‘Mercado Quinhentista’ continua hoje, sob o tema do ‘Povoamento’, com diversos motivos para se deslocar a Machico.

O Mercado reabriu às 14h30 e, a partir das 16h30, haverá animação a nível da dança, saltimbancos e jogos, entre outros.

Às 18 horas está marcada uma dramatização de época, com o ‘Conselho dos Homens Bons’, havendo depois um torneio a cavalo e uma rábula intitulada ‘Dos vários Descobrimentos das ilhas da Madeira’.

Pelas 22 horas está prevista uma rapsódia de gaiteiros e bombos e teatro de fogo ‘Festim’.

Às 23 horas decorrerá um momento muito esperado, um espetáculo de fogo de artifício sob o tema ‘À Luz das Caravelas’.

O Teatro Bolo do Caco é um dos grupos que volta a participar no ‘Mercado Quinhentista’, com a vertente de circo de rua: saltimbancos e andarilhos malabaristas, além do teatro de rua, pelos seus Contadores de Estórias. Estes atores, de trajes e trejeitos picarescos, vão pelas ruas contando contos e estórias tradicionais da nossa terra, em peças curtas, que não excedem os 15 minutos, de uma forma teatral, cómica, e com muita tradição à mistura. Este ano, além dos Contadores de Estórias, que apresentam em frente ao Forte e na Praça das Bodegas (da alimentação), o grupo apresenta duas peças originais no palco principal do Mercado.

A primeira foi ‘A Lenda de Machim’, na passada sexta-feira, e este domingo, às 21 horas, poderá ver ‘Dos vários Descobrimentos das Ilhas da Madeira’, em trabalhos escritos e encenados por Xavier Miguel, e representados por Catarina Claro, Cristiana Nunes, João José Silva e Xavier Miguel.