Almofada inspira 5.ª edição do ‘CRIATIVARTE’

O projeto ‘CRIAtiv’ARTE’, promovido pela autarquia câmara-lobense e dinamizado pelo Centro Cívico do Estreito, assinala a sua 5.ª edição, contemplando a exposição de pintura e artes plásticas da autoria de crianças e jovens ‘artistas’ de todos os estabelecimentos de ensino e educação do concelho de Câmara de Lobos.


“Dando continuidade aos resultados alcançados em anos anteriores pelo projeto CRIAtiv’ARTE, na presente, e que já conta com 5.ª edição, foi proposto aos alunos que trabalhassem em pequenas almofadas por forma a obter trabalhos originais e criativos, além dos habituais trabalhos em tela”, informa comunicado da autarquia.

“Almofada é o elemento comum que nos permite descansar, embalar e dormir. Também é um aconchego que nos permite um relaxamento profundo a partir do qual é possível sonhar e dar asas à imaginação”, acrescenta a mesma fonte.

Sublinha que “seguindo a ideia da almofada como elemento principal, foram produzidos trabalhos artísticos em torno dos conceitos como o de repouso, dos sonhos, da noite, do luar e as estrelas, e fantasia. Também foram incluídos elementos artísticos relacionados com traços culturais da ilha da Madeira, ou até mesmo do concelho e/ou freguesia a que cada escola pertence”.

A exposição ficará patente ao público até 22 de maio e poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira entre as 10:00 e às 19:00 horas e ao sábado das 10:00 às 13:00 horas

Mais informa que a iniciativa “visa estimular a Educação pela Arte, enquanto caminho para a formação do ser, da pessoa no seu todo: realçando o desenvolvimento da personalidade, do caráter; da imaginação; da criatividade; da expressão e, entre outros, a iluminação do ser.”

“O conceito de Educação pela Arte foi desenvolvido por Herbert Read, que, na linha do pensamento de Platão, defende que a expressão artística é um ato libertador das energias contidas no ser humano, contribuindo de forma decisiva para o processo de individuação e consequentemente de integração social”, refere.