Intervenção para futuro Museu do Barroco arranca em março ou abril
A secretária regional do Turismo e Cultura visitou, esta tarde, o espaço onde irá nascer, em breve, o futuro Museu do Barroco, que tem uma importância tanto cultural, como turística.
A intervenção, que começará em março, abril, é apoiada pelo Governo Regional, através do PRODERAM, e irá realizar-se no espaço adjacente à Igreja Matriz de São Jorge, em Santana.
Paula Cabaço adiantou que esta obra “vai permitir a preservação de um património artístico extremamente diversificado e único do período Barroco, e tornar esse património acessível à população e aos visitantes”.
Esse acesso será concretizado “através da criação de um espaço museológico, o Museu do Barroco, que vai permitir que todo este acervo maravilhoso, rico e diversificado, de obras de arte do período Barroco, fique acessível ao público”.
Nesse sentido, frisou que, “do ponto de vista cultural, está-se a criar uma maior acessibilidade à cultura num concelho a norte da ilha da Madeira”.
Já do ponto de vista turístico, realçou que “todo este património edificado, constituído pela própria Igreja, o espaço do núcleo museológico, as salas multiusos que também vão aqui ser criadas, com uma biblioteca, com arquivo, tudo isto vai criar um novo elemento de atração turística no concelho e, mais precisamente, nesta freguesia, onde nós pretendemos atrair visitantes, quer residentes, quer turistas”, destacou.
A governante mais lembrou que, “atualmente, a Paróquia tem um acervo muito rico, constituído por obras de arte, desde pinturas, telhas, pratas, ourivesaria, azulejaria, e é a construção deste espaço museológico que vai permitir que este espólio esteja acessível à população e que possa ser visitado e conhecido”, rematou.