Dançando com a Diferença arranca com projeto ‘+ Inclusão Escolas’

Arranca amanhã, às 17h30 e pelo segundo ano consecutivo o projeto ‘+ Inclusão Escolas’, que terá lugar na escola Horácio Bento Gouveia numa parceria com a Secretaria Regional da Educação.

O projeto ‘+ INCLUSÃO’ “tem como principal objetivo o desenvolvimento da autonomia no desenvolvimento de atividades da vida diária. Este trabalho é algo intrínseco às práticas do Dançando com a Diferença e visa complementar todas as atividades desenvolvidas no âmbito da dança”, informa nota do Grupo Dançando com a Diferença.

A autonomia “no desenvolvimento de atividades da vida diária é uma das competências de base para o desenvolvimento pessoal e social necessárias para as nossas atividades, mas, principalmente, para a plena inclusão social dos nossos alunos”, lê-se na mesma nota.

Acrescenta que a “perceção e a compreensão das necessidades dos cuidados pessoais com a apresentação e higiene básica, o desenvolvimento das rotinas das atividades domésticas, a utilização dos transportes públicos, a gestão do tempo segundo as tarefas a desempenhar são alguns dos exemplos de atividades desenvolvidas no +INCLUSÃO ESCOLAS, sempre num contexto aproximado do que encontram na vida real”.

Refere também que os “treinos de autonomia no desenvolvimento de atividades da vida diária acontecem na sede do Dançando com a Diferença e há a realização de aulas de Dança Inclusiva nas instalações da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclo Horácio Bento Gouveia, abrangendo um total de 43 alunos com e sem deficiência, numa parceria entre o Dançando com a Diferença e a Secretaria Regional de Educação”.

“Na primeira atividade prática do projeto, que será realizada amanhã às 17h30 na Escola Horácio Bento Gouveia, serão apresentados à comunidade escolar todos os objetivos e ações delineadas para o ano letivo 2018-2019”, conclui.

O Dançando com a Diferença é uma entidade financiada pelo Governo de Portugal / Direção Geral das Artes e Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação e Secretaria Regional de Educação e Cultura.