Machico acolhe XII Encontro de Folclore este domingo

O Largo da Praça, em Machico, acolhe este domingo, dia 26, o XII Encontro de Folclore de Machico.

O evento contará com a presença do Grupo de Folclore de Machico; do Grupo Folclórico da Corredoura, de São Torcato, Guimarães; do Grupo Etnográfico de Lorvão, de Penacova, Coimbra; do Agrupación Folclórica Estrella y Guía, de Gran Canaria, Canárias, e do Rancho Folclórico Santa Eulália de Constance, Marco de Canaveses, Porto.

No mesmo dia ocorre a Festa do Santíssimo Sacramento na Paróquia de Machico, em que a celebração solene da eucaristia será às 16 horas e a procissão com o Santíssimo Sacramento às 17h30. Como em toda a ilha, o tapete de flores será o ponto alto, contando com a participação dos grupos do encontro de folclore.

O tema desta edição é a 'Canavieira'. "Através da decoração do palco, pretende-se divulgar os conhecimentos e artefactos executados com esta matéria-prima, que foram transmitidos de geração em geração e que transportam um valioso legado cultural que importa preservar", diz a organização em comunicado.

A canavieira, proveniente do Oriente, foi adotada e disseminada por todo o arquipélago, podendo-se encontrar nas técnicas de construção, nas atividades piscatória e agrícola, na cestaria, nos brinquedos, nas gaiolas e nas armadilhas, em várias peças de artesanato e nos instrumentos musicais, como são os casos do 'brinquinho' e do brilinho', que vai ser usado como troféu desta edição. O 'grilinho' é um instrumento usado pelas crianças como brinquedo.

Este encontro bianual é organizado pelo Grupo de Folclore de Machico, sendo realizado desde 1992 e apoiado pela Câmara Municipal de Machico, pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, pela Junta de Freguesia de Machico, pela Casa do Povo de Machico e pela Paróquia de Machico.

O evento conta com a colaboração dos grupos de folclore da Boa Nova, da Casa do Povo de Gaula e da Ponta do Sol.

O Grupo de Folclore de Machico comemora este ano 36 anos de existência e está a realizar um intercâmbio cultural com o Rancho Folclórico Santa Eulália de Constance, Marco de Canaveses – Porto.