Estreia exclusiva dos Vox Drama no Grand Café Penha d’Águia em tertúlia sobre vinho e literatura
O Grand Café Penha D'Águia acolhe na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, uma tertúlia intitulada 'O Vinho e a Literatura', uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Economia e Cultura e da Biblioteca Municipal do Funchal, com a parceria do Grupo Penha d’Águia
Este projeto, que decorrerá em vários estabelecimentos comerciais da cidade do Funchal, tem como principal propósito a dinamização e revitalização do comércio e do tecido empresarial funchalense. Deste modo, adiantou o Grupo Penha d'Águia em comunicado, "pretende-se a reforçar sinergias e criar novos dinamismos entre a sociedade civil, o tecido empresarial local e os agentes públicos".
Este evento, que começa às 18h30, vem aliar a tradição vinícola e a enologia à cultura contemporânea através da literatura e da música, apresentadas num espaço simbólico da tradição madeirense, com a marca de uma história de quase 175 anos da Penha d’Águia.
Esta tertúlia terá como oradores convidados Joaquim Pinheiro, docente auxiliar da Universidade da Madeira e investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, e Francisco Albuquerque, o prestigiado enólogo internacional, diretor de Enologia e Qualidade da Blandy - Madeira Wine Company e provador da Câmara de Provadores do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira; além de representantes empresariais como Dina Luís, engenheira agro-alimentar e diretora de produção e enologia na Justino’s Madeira Wines, que tem uma vasta experiência profissional em várias empresas na região do Tejo, e Alentejo.
São também convidados Regina Pereira, engenheira agrícola pós-graduada em Marketing, formadora em várias escolas na Região e consultora da Madeira Vineters, exercendo ainda funções na Cooperativa Agrícola do Funchal, e Américo Pereira, fundador, sócio e gerente da empresa EnoMania – Distribuição de Vinhos, formado em Restauração e Serviço de Bebidas. O sommelier tem o Curso de Análise Sensorial de Vinhos e foi conferencista e júri de concursos e provas, tendo recebido vários prémios e distinções. A moderação estará a cargo do jornalista Luís Reis.
Com esta nova iniciativa, o Grand Café Penha d’Águia apresenta ao público um conceito harmónico-melódico e uma dinâmica de concertos muito particular, naquela que é, "mais uma vez, uma clara aposta na cultura e nos artistas madeirenses", como refere Óscar Fernandes, administrador executivo do Grupo Penha d’Águia.
Refira-se ainda que este evento será acompanhado de uma prova vínica, de acesso livre e gratuita.
Esta sexta-feira, dia 24 de agosto, decorre mais um evento no Grand Café Penha d’Águia, mais concretamente um jantar temático, que recorda as “Noites Francesas” da Belle Époque.
Sobre as duas temáticas de cartaz, decorrerá a estreia em exclusivo do novo o projeto musical os Vox Drama, cuja apresentação oficial revela um reportório próprio, da autoria da banda, naquela que será uma nova proposta criativa na área da música original em formato de duo para duas guitarras e voz, concebida para espaços intimistas pelos compositores e multi-instrumentistas Tozé Cardoso, na voz e guitarra, e Rui Vieira, na guitarra e baixo.
Para a realização deste novo projeto, a Vox Drama "agradece à Câmara Municipal do Funchal através da Biblioteca Municipal, à Associação Xarabanda, ao Grand Café Penha D'Águia e ao sonoplasta Beto Madeira".
Tozé Cardoso foi professor de música e é atualmente dinamizador cultural, produtor, guionista, multi-instrumentista, compositor e letrista. Rui Vieira é professor na área dos cordofones madeirenses, formado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística e pela Associação Musical e Cultural Xarabanda Guitarra, Baixo, sendo também designer licenciado pela Universidade da Madeira.
RELACIONADOS