Morreu o produtor Steven Bochco, um dos criadores de "A Balada de Hill Street"

Lusa

O produtor e guionista norte-americano Steven Bochco, responsável por êxitos como "A Balada de Hill Street", morreu este domingo aos 74 anos, divulgaram os 'media' locais.

Um porta-voz da família disse à agência noticiosa Associated Press (AP) que o produtor morreu na noite de domingo "durante o sono, junto dos entes mais queridos".

Steven Bochco lutava há vários anos contra uma rara forma de leucemia.

"Steven lutou contra o cancro com força, coragem, graça e um sentido de humor insuperável", disse a família, em comunicado.

A carreira do produtor de Nova Iorque incluiu êxitos como a série televisiva "A Balada de Hill Street" ("Hill Street Blues", no original, 1981-87), vencedora de oito 'Emmys' na primeira temporada, a que se juntaram 98 indicações nos seis anos seguintes.

Bochco ajudou também a criar algumas das séries mais populares da televisão norte-americana, como "L.A. Law" (1986-1994), "NYPD Blue" (1993-2005), "Murder One" (1995-1997) e "City of Angels" (2000).

A revista de cinema norte-americana Vairety lembrou Steven Bochco como um produtor que ajudou a definir a "televisão moderna", depois de criar um "modelo inovador com grandes elencos e conteúdo arrojado".

Steven Bochco venceu ainda os prémios 'Humanitas Prize', 'Peabody' e recebeu dez das 30 nomeações para os Emmys.