Curta-metragem “Carga” vence Leiria Film Fest

Lusa

O filme "Carga", de Luís Campos, venceu hoje o prémio de melhor curta-metragem de ficção nacional na quarta edição do Leiria Film Fest, a mais concorrida de sempre do festival.

Filmada numa vila piscatória em Cortegaça e também em Esmoriz, a curta-metragem retrata o drama de dois rapazes que são forçados a participar num esquema de tráfico de substâncias ilícitas.

Esta foi a edição mais concorrida de sempre do Leiria Film Fest, com o público a esgotar a lotação do Teatro Miguel Franco para assistir às várias secções competitivas.

Ainda na ficção, o filme premiado foi "It's just a gun", do norte-americano Brian Robau, que filmou a problemática da posse de armas nos Estados Unidos da América.

Entre os documentários, o Leiria Film Fest distinguiu a nível nacional "Norley y Norlen", filmado em Cuba e realizado por Flávio Ferreira. A nível internacional, ganhou a belga Nicola Stephanie Sangs com "Apnoe".

Na animação, o prémio nacional foi para "Última chamada", de Sara Barbas, enquanto "Parfum fraise", da equipa francesa Alix Arrault, Martin Hurmane, Jules Rigolle e Samuel Klughertz conquistou o prémio internacional do Leiria Film Fest na categoria.

O festival distinguiu ainda o melhor filme realizado localmente, atribuindo o prémio melhor curta-metragem de Leiria a "Depois do silêncio", de Guilherme Daniel.

Para prémio do público foi "Are you volleyball!?" o mais votado, garantindo o primeiro lugar para a ficção do iraniano Mohammad Bakhshi. A partir da questão dos movimentos de refugiados, que gera uma situação surpreendente junto de uma fronteira.