Novo livro de Aires Gameiro lançado esta segunda-feira no Funchal

É às 18 horas desta segunda-feira que o novo livro de Aires Gameiro é lançado. O evento ocorre na Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.

O livro, da Esfera do Caos Editores, será apresentado pelo ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, que presidirá à mesa, sendo que, na sessão, tomará a palavra o vice-reitor da UMa, Sílvio Fernandes.

'Transmigrações e cenários de lusofonia e cultura cristã na Europa' é o título do livro, que contém mais de uma centena de relatos de viagens por 25 países, entre 1956-2016. Inlcuem-se relatos de Angola, Moçambique, África do Sul, Estados Unidos e Argentina, entre 1970-1991.

"Aires Gameiro confirma superlativamente neste livro a sua condição de homo viator, de peregrino incansável da fé e da cultura. Afirma-se como observador e narrador de micro-histórias, de factos, de exemplos, de vestígios da fé na cultura e da cultura na fé. Encontramos aqui retratos vivos das suas viagens pela Europa de ontem e de hoje em que a mescla de expressões culturais, modos de ser e de estar mostra a beleza da diversidade que faz da nossa Europa um pequeno grande continente. Este é um livro que vale a pena ler", diz o professor José Eduardo Franco.

Entre os vários conteúdos do livro, destacam-se os emigrantes portugueses e problemas de migrações em nove países; as políticas de saúde, álcool, alcoolismo, saúde mental e a colaboração SAAP-IOGT-Eurocare em 13 países; as memórias e vestígios de nazismo em cinco países; a história de Comunismo e Igreja em seis países; as presenças do português São João de Deus e OH em 11 países ( área da saúde); e o protestantismo e evangelização em sete países nórdicos e do centro.