Formadora finlandesa orienta 'Workshop' de Kantele amanhã no Conservatório

JM

No âmbito do Projeto "United by Arts", financiado pelo programa Erasmus+, o Conservatório-Escola das Artes da Madeira acolhe, neste mês de janeiro, alunos vindos de três conservatórios da Finlândia.

Nesta primeira semana, estes alunos fizeram-se acompanhar pela professora Anni Pesonen, intérprete de Kantele, instrumento tradicional Finlandês.

Dando espaço ao que o Conservatório entende como partilha de conhecimento e informação, numa lógica de possibilitar aos alunos e formandos experiências pedagógicas diversificadas, realiza-se nesta próxima sexta-feira, dia 12 de janeiro, no Salão Nobre do Conservatório, pelas 15 horas, um 'workshop', com uma duração de 45 minutos, orientado por esta professora e dirigido aos formandos dos Cursos Profissionais de Instrumentista e demais interessados.

A formadora irá abordar aspetos relacionados com a história do Kantele, com a sua utilização na música tradicional e ainda interpretará alguns temas neste instrumento, adicionando experiências e conhecimento a toda comunidade interessada. A entrada é livre.

Anna Pesonen diplomou-se em 2011 como intérprete de Kantele pela Universidade Jyvåskylå em Ciências Aplicadas em Música. Leciona este instrumento em várias instituições na Finlândia estando ligada a vários projetos sobre o Kantele, sendo de destacar o "The Kantele Project" onde está a ser desenvolvido um Kantele eléctrico com 5 cordas.