Concerto "Espírito de Natal" na Igreja Inglesa a 22 de dezembro

Tânia R. Nascimento

A Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira apresenta o segundo dos três concertos em dezembro, integrados nas festas de Natal e fim de ano da Madeira.

Esta sexta-feira, dia 22 de dezembro, pelas 20 horas, apresentar-se-ão na Igreja Inglesa (Rua do Quebra Costas) a jovem guitarrista madeirense Rebeca Oliveira e a soprano Carla Isabel Moniz.

A guitarrista, ex-aluna do Curso Profissional do CEPAM, laureada e vencedora de vários concursos internacionais, regressa dos seus estudos na Alemanha para apresentar um programa que alia a música erudita para guitarra clássica com as melodias tradicionais natalícias, pela voz da conhecida cantora madeirense.

Começando por canções renascentistas, passando pela música barroca do “Scarlatti português”, Carlos Seixas e temas românticos de autoria de Mendelssohn e Adam, até ao repertório mais recente para guitarra de Ponce e Maza, este programa pretende proporcionar ao público uma experiência espiritual catalisadora para os dias de festa que se seguem.

A AACMM continua, deste modo, a concretizar ativamente um dos seus objetivos principais, que é o de apresentar em palco as melhores jovens esperanças da área da música erudita e sensibilizar tanto o público madeirense como o visitante para a riqueza de talentos inicialmente formados na Região.

Programa:

Tradicional - Coventry Carol

Francis Cutting - Greensleeves

Carlos Seixas - Sonata nº 23 em Ré menor (transcrição para guitarra de Rebeca Oliveira) / Sonata nº 24 em Ré menor (transcrição para guitarra de Rebeca Oliveira)

Felix Mendelssohn - Hark! The Herald Angels Sing

Tradicional - God Rest Ye Merry, Gentlemen / We Three Kings

Manuel M. Ponce - Sonata nº 3

Tradicional - The First Noel

Adolphe Adam - O Holy Night

E. Sainz de la Maza - Platero y Yo Suite

John F. Wade - O Come, All Ye Faithful

Rebeca Nicole Vasconcelos Oliveira, natural da Madeira, Portugal, iniciou os seus estudos em guitarra clássica aos 15 anos, no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira - Engº Luíz Peter Clode com o Prof. Pedro Zamora, com quem realiza o Curso Profissional de Instrumentista (2010/2013), concluindo com nota máxima (20 valores).

No seu currículo constam mais de trinta masterclasses com professores de renome mundial como Dejan Ivanovic, Susana Prieto e Alexis Muzurakis (Duo Melis), Pedro Mateo, Marco Smaili, Margarita Escarpa, David Russel, Enno Voorhost, Paolo Pegoraro, Marcin Dylla, Thomas Müller-Pering, Roberto Aussel, David Russell, Raphaella Smits, Tilman Hoppstock, entre outros.

Foi vencedora do Prémio Honorífico David Russell - para jovens promessas, edição 2014, na categoria de guitarra, sendo bolseira da mesma no Festival Internacional José Tomas - Villa de Petrer (edição 2014). Em junho de 2015 obteve menção honrosa no Concurso Juan Crisóstomo de Arriaga (edição 2015), em Bilbau, Espanha e em junho de 2016 primeiro prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Fátima e Ourém. Em 2017 recebe o 1º Prémio no Concurso Juan Crisóstomo de Arriaga e no Concurso Internacional de Vila Nova de Cerveira (Portugal).

Em julho de 2017 finalizou com a mais alta distinção a licenciatura em guitarra clássica no Conservatório Superior de Música de Vigo na classe da guitarrista e pedagoga Margarita Escarpa. Atualmente frequenta o mestrado em interpretação com especialização em música de câmara na Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, Alemanha, na classe do reconhecido professor Thomas Müller-Pering.

Rebeca Oliveira toca com uma guitarra do luthier alemão Dieter Müller (2016) e utiliza cordas D’addario.

Carla Isabel Moniz iniciou os seus estudos musicais no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, na classe de canto do maestro Victor Costa, finalizando o Curso Geral de Canto com a nota máxima. Em paralelo com o canto lírico, estudou jazz, também no Conservatório, em parceria com o Hot Club de Portugal.

Graduou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde teve aulas de canto com Elsa Saque e Sílvia Mateus. Tem vindo a realizar um trabalho ativo em concertos e recitais, nomeadamente na Igreja do Colégio, no Palácio de S. Lourenço e no Teatro Baltazar Dias e em festivais como solista - Madeira Liszt Festival, Festival de Música da Madeira e com o Quinteto “Medioatlântico”, no Festival de Música Internacional em Krems, Áustria. Atuou recentemente em alguns concertos como solista com a Orquestra Clássica da Madeira sob direção dos maestros Rui Massena e Rui Pinheiro e é parte integrante do Ensemble de Música Antiga, De Palacio.

É professora no Conservatório – Escola de Artes da Madeira. Finalizou no ano passado o mestrado em ensino da música, com especialização em canto e música de conjunto, pela Escola Superior de Artes Aplicadas.