MADEIRA Meteorologia

Exposição SPLASH contempla obras de 10 alunos de Expressão Plástica

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Setembro 2023
12:44

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve presente na abertura da exposição SPLASH, no centro comercial MadeiraShopping, iniciativa que distinguiu o trabalho de dez alunos da Região.

Esta exposição resulta do Concurso de Expressão Plástica SPLASH, promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), da Direção Regional de Educação, na área do desenho e pintura, direcionado aos alunos que frequentam a atividade de enriquecimento curricular de Expressão Plástica nas escolas da Região.

Na oportunidade, o secretário regional enalteceu a parceria com a Delta Cafés, que proporciona dimensão nacional aos trabalhos dos alunos e aos projetos das escolas, bem como o sentido de compromisso dos professores e dos encarregados de educação na concretização da dinâmica coletiva de um sistema educativo.

"É nesse sentido que agradecemos a colaboração, a disponibilidade e o empenho de todos nesse compromisso de formação dos nossos jovens. É também pelas artes que formamos, que educamos, que conseguimos desenvolver um conjunto de competências, desde a criatividade à inovação, das nossas crianças e dos nossos jovens. Quanto mais em tenra idade isso acontecer, mais garantias teremos de que essas mesmas competências serão desenvolvidas e aprimoradas", sublinhou Jorge Carvalho.

No âmbito da parceria com a empresa Delta Cafés, este concurso, que já vai na sua 6.ª edição, tem como finalidade a criação de uma edição especial de dez pacotes de açúcar com ilustrações de crianças. Esta iniciativa visa promover e valorizar a área das Artes Visuais no currículo do 1.º ciclo do ensino básico e divulgar as competências artísticas e criativas dos alunos, alargando e diversificando o público-alvo das criações artísticas produzidas na escola por estes alunos.

A temática do concurso, este ano, está fortemente ligada à Pop Art, um movimento artístico que surgiu em Inglaterra na década de 50 do século passado, caracterizado pela reprodução de temas relacionados com consumo, publicidade e estilo de vida americano. Esta corrente artística recorre a cores intensas e vibrantes para representar objetos, imagens e símbolos populares do quotidiano, ironizando-os e, por vezes ridicularizando-os, visando contrariar o incentivo ao consumo desmesurado que a publicidade promove.

"Cada um dos participantes assumiu um papel primordial na exploração do tema e ao longo de todo o processo criativo de realização do trabalho. As ilustrações foram realizadas com apenas três cores: amarelo (primário), azul (anil/cobalto/ultramarino) e branco (puro). Tratou-se, à semelhança de outros anos, de um desafio muito interessante, uma vez que os alunos não estão habituados a esta limitação pictórica que proporcionou e potenciou explorações plásticas únicas. O resultado foram composições visuais apelativas, originais e muito criativas", pode ler-se em nota.

Foram submetidos a concurso 203 trabalhos provenientes de 35 escolas da Região. O júri designado selecionou os dez trabalhos vencedores.

Para esta edição especial de pacotes de açúcar foram embaladas 3 toneladas de açúcar em pequenas saquetas que entrarão em circulação, nos estabelecimentos comerciais da Madeira, durante o mês de setembro. Para além de verem os seus desenhos reproduzidos nos pacotes de açúcar, os 10 alunos premiados receberam um troféu e um certificado. A exposição estará patente no centro comercial MadeiraShopping até ao dia 24 de setembro de 2023.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas