MADEIRA Meteorologia

Porbatuka, Lôa trovadoresca e Alvorada estreiam-se no Mercado Quinhentista

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Maio 2023
8:34

A XVI edição do Mercado Quinhentista com o tema "Tristão das Damas" promete continuar a trazer novidades e a reforçar a animação nos seus 4 palcos e na liça instalada junto ao Fórum Machico.

No total, cerca de meia centena de grupos com mais de 650 elementos farão, ao longo dos três dias, quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, espetáculos de fogo, recriação histórica e artes circences que encantarão, certamente, todos os que visitarem Machico nos dias 2,3 e 4 de junho.

À semelhança dos anos anteriores, esta edição contará para além dos cerca de 50 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com 5 grupos do continente. Assim, para além dos Almanach, que têm sido presença habitual nos últimos anos, teremos este ano a presença dos prestigiados grupos AlvoradA Medieval, Lôa Trovadoresca, Porbatuka e dos Kinessis Nomad Teatral. Da Madeira, os Alma-Negra, o Grupo de Teatro Bolo do Caco e as estreantes Seis pó Meia Dúzia prometem também contagiar todos os visitantes e não deixar ninguém indiferente.

Pela primeira vez na Madeira teremos três grupos musicais:
Liderado por Tiago Araújo, os Porbatuka são atualmente um dos grupos mais originais de percussão de Portugal. É um projeto social, musical, artístico, performativo e cultural que tem por base a percussão tradicional portuguesa e que promove a inclusão através da música. Ao ritmo, junta-se a dança, as expressões corporais, com uma dose de humor que apela à interação com o público. Para além das habituais arruadas, são presença assídua nos vários canais de televisão e em festivais de verão, tendo já partilhado o palco com músicos consagrados como Carlão, Calema, Nuno Ribeiro, Mariza e os UHF. Em 2022, chegaram à final do Got Talent Portugal transmitido pela RTP 1.

As Lôa Trovadoresca são um projeto original e único de animação musical, completamente dedicado às recriações históricas e animação de rua. É um grupo musical que se escreve unicamente no feminino e que junta cinco experientes instrumentistas, de várias vertentes musicais e pontos do país, resultando numa sonoridade capaz de nos transportar aos mais longínquos cenários.

Das terras de Santa Maria vem a AlvoradA Medieval que promete aquecer a alma de todos os visitantes com ritmos e melodias bastante alegres, por entre recolhas medievais e repertórios tradicionais. Ecoam os elementos sonoros presentes e faz-se ouvir a gaita-de-fole, as cordas e as percussões. O despertar acontece, trazendo a originalidade e criatividade conjugado por sentimentos e vibração positiva.

Outra das novidades, já apresentada, prende-se com a abertura do Festival Atlântico no Mercado Quinhentista de Machico, com o espetáculo pirotécnico "Das Trevas à Luz", marcado para o dia 2 de junho pelas 23h00. Todos os dias, pelas 19h00, irá realizar-se na Liça, um Torneio de armas a cavalo, onde os cavaleiros irão demonstrar toda a sua coragem e destreza no manejo das várias armas que tinham ao seu dispor, na luta a cavalo e na luta corpo a corpo. Destacamos também o "Cortejo das Tormentas" na sexta pelas 21h00 e o desembarque da nau, seguido do "Cortejo do Dote" no sábado pelas 16h30, que irão contar com mais de um milhar de participantes.
Ainda no Forte do Amparo, a exposição de Instrumentos de Tortura, recorda-nos algumas das razões pelas quais este período era designado como a Idade das Trevas e a exposição dos Navegadores Quinhentistas apresenta-nos alguns dos navegadores mais importantes desta época da expansão portuguesa.

Para quem pretender retemperar forças depois de toda esta folia, também haverá muitas "cousas de mercar, de manjar e de beber", nas cerca de 70 tendas presentes no recinto.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas