MADEIRA Meteorologia

À conversa com José Maria Vieira Mendes na Feira do Livro do Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Abril 2023
17:01

José Maria Vieira Mendes, dramaturgo de peças de teatro, esteve à conversa com Marco Lima e com o público da Feira do Livro do Funchal. Abordando, principalmente, as especificidades da literatura dramática sobre a ideia de especialidade e sobre as relações historicamente complexas entre literatura e teatro.

Será uma feira do livro o lugar adequado para a escrita dramática? Porque insistimos em confundir um texto com um espetáculo? O que distingue teatro de teatro? A resposta a estas questões auxiliaram a conhecer melhor o trabalho de escrita de José seguindo algumas das suas peças, o seu pensamento e o seu percurso literário.

José Maria Vieira Mendes, escreve peças de teatro, ensaios e ficção. É membro do Teatro Praga desde 2008 e um dos responsáveis pela direção da Rua das Gaivotas 6, em Lisboa. Para além disso, colabora regularmente com a companhia Cão Solteiro. As suas peças foram traduzidas em mais de uma dezena de línguas.

Faz traduções literárias, escreveu dois libretos para ópera, livros para a infância e trabalha com artistas plásticos e em cinema. Publicou, mais recentemente, Arroios, Diário de um diário (ficção) em 2015 pela Dois Dias edições, Uma coisa (teatro), pela Livros Cotovia e Para que serve? (infância) pelo Planeta Tangerina e Uma coisa não é outra coisa (ensaio), pela Sistema Solar.

Escreve regularmente para a revisa online Almanaque e tem vários artigos sobre teatro e arte publicados. Dirige frequentemente oficinas, é convidado para aulas e conferências, e lecionou em instituições como Escola Superior de Teatro e Cinema, Universidade Nova de Lisboa e Fórum Dança.

É atualmente professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e diretor da pós-graduação em Estudos de Teatro na mesma Faculdade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas