Madeira e Itália unidas na UMa para celebrar a Arte
Decorreu hoje a apresentação do ARTOUR-O il MUST, um encontro internacional de arte e design, que envolve vários pontos da cidade, sendo esta a 25ª edição. O projeto foi criado para levar a arte, que nasceu na Itália, a todo o mundo, oferecendo o artista ao diálogo com o cliente.
“Admiro muito a arte portuguesa. Estive no Museu da Calheta e vi trabalhos magníficos, com muita personalidade e identidade”, mencionou ao JM. “Estes trabalhos falam uma nova linguagem de arte contemporânea”, referiu a coordenadora do evento, chamada Tiziana Leopizzi, que trouxe consigo, para a Região, 25 artistas italianos.
Para a arquiteta, a arte é uma emoção que nos “dá energia para continuar o nosso percurso no mundo”. Escolheu começar o percurso na Universidade, para promover o contacto com os jovens, que são, na sua opinião, “o futuro”.
A vice-reitora da Universidade da Madeira, Elsa dos Santos Fernandes, presidiu a apresentação. Afirmou ao JM que alguns trabalhos de artistas da Universidade da Madeira, são apresentados neste que é, para a vice-reitora, “um excelente momento de integração da nossa cultura, em termos artísticos com a cultura italiana”.
Relembre-se o itinerário previsto para a capital madeirense: Universidade da Madeira, Avenida do Mar, Hotel Pestana CR7, Design Centre Nini Andrade Silva, Esboço Interiores, Glamour Arcade, Museu de Electriciade da Madeira, Museu do Brinquedo, Museu Henrique e Francisco Franco, Museu do Açúcar, projeto Arte de Portas Abertas e Teatro Municipal Baltazar Dias. O roteiro será percorrido até segunda feira, altura em que a equipa organizadora, regressa a Itália.
Até à data, o ARTOUR-O il MUST esteve em Florença, Génova, Pequim, Hangzhou, Xangai, Yiwu, Monte Carlo, Roma, Londres, Mérida, Praga e Barcelona.
RELACIONADOS