MADEIRA Meteorologia

Biblioteca da Madeira apresenta novo número da coleção "Madeira - Memórias Fotográficas"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Janeiro 2023
15:13

Obra dedicada a René Masset será apresentada amanhã, dia 25 de janeiro, pelas 17 horas, no auditório do ABM.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), apresenta amanhã, dia 25 de janeiro, pelas 17 horas, no auditório do Arquivo e Biblioteca (ABM), o novo número da coleção "Madeira - Memórias Fotográficas". O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença na cerimónia.

O 12.º número desta coleção bilingue, cuja edição conta com o apoio, a título de mecenato, do Grupo Pestana, é dedicado às fotografias de René Masset e inclui imagens inéditas deste fotógrafo, datadas do período entre 1885 e 1895. Os textos e legendas são da autoria de Tânia Jesus.

René Masset nasceu em 1855 na Suíça, licenciou-se em Engenharia Civil em Zurique e esteve na Madeira entre 1885 e 1895 para dirigir os trabalhos de construção do cais do Funchal e do molhe da Pontinha. Durante o período em que permaneceu na ilha da Madeira, fotografou os sítios por onde passava, os passeios que realizava e as pessoas com quem convivia.

A coleção "Madeira - Memórias Fotográficas", composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas do património fotográfico da Região e fornecer álbuns fotográficos de história. Até à data, já foram lançados 11 números, que mostram fotografias da Região de vários autores e de diversas datas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas