MADEIRA Meteorologia

Quatro dias de ‘Fado Funchal’ em dois palcos da cidade

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Janeiro 2023
16:05

Quatro dias a homenagear a música que melhor simboliza o sentir português, enaltecendo vozes madeirenses, mormente as mais jovens. É este o principal desígnio da 5.ª edição do Festival Fado Funchal, que decorrerá de 18 a 21 de janeiro, em dois palcos distintos da cidade. Serão 43, os artistas, entre músicos e fadistas, que protagonizarão os oito espetáculos previstos em cartaz, a terem lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias e no auditório do Jardim Municipal.

"Apesar de serem cinco edições, esta é muito marcante não só pelos excelentes artistas que já passaram por aqui e que estão aqui apresentados, mas, sobretudo, por estarmos a fazer uma grande aposta nos nossos jovens" destacou, esta tarde, Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, na apresentação no evento, o qual o edil considerou ser "muito marcante".

"Este evento acaba por ser uma grande homenagem que estamos a fazer não só ao Fado, mas também a todos os fadistas e esta aposta que vamos fazer nos jovens é uma aposta que queremos manter. Aliás, desde que tomámos posse, dissemos que queríamos aproximar toda a população da cultura, descentralizá-la, levando-a a todas as pessoas com menos ou mais possibilidades", vincou.

Não será por isso de estranhar que dos oito espetáculos programados, seis deles realizar-se-ão, de forma gratuita, no auditório do Jardim Municipal. "Queremos que a população toda, sem exceção, tenha acesso à cultura, à expressão musical e ao Fado de forma descomprometida, numa partilha de valores e experiências de forma gratuita", reforçou.

Note-se que os dois espetáculos a desfilar pelo palco do Teatro têm entradas a 7 euros, mas há seis sugestões gratuitas a subir ao palco do auditório do Jardim Municipal durante três dias (18, 19 e 20 de janeiro). Ali, haverá dois espetáculos diários, às 18 e às 19h30, protagonizados pela Associação de Fado da Madeira, Beatriz Silva, Filipe Passos e Xico Martins, Mónica Pinto e Miguel Xavier, o Fado das Quinas e Susana Andrade.

A apresentação contou também com a presença do presidente da Associação de Fado da Madeira, Eduardo Figueira, do representante da Associação Xarabanda, Rui Camacho, e de alguns dos fadistas que irão atuar no evento, nomeadamente Leonor Castro, Mónica Pinto, Susana Andrade, Sofia Ferreira e Mariana Correia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas