MADEIRA Meteorologia

Quatro dias de ‘Fado Funchal’ em dois palcos da cidade

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Janeiro 2023
16:05

Quatro dias a homenagear a música que melhor simboliza o sentir português, enaltecendo vozes madeirenses, mormente as mais jovens. É este o principal desígnio da 5.ª edição do Festival Fado Funchal, que decorrerá de 18 a 21 de janeiro, em dois palcos distintos da cidade. Serão 43, os artistas, entre músicos e fadistas, que protagonizarão os oito espetáculos previstos em cartaz, a terem lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias e no auditório do Jardim Municipal.

"Apesar de serem cinco edições, esta é muito marcante não só pelos excelentes artistas que já passaram por aqui e que estão aqui apresentados, mas, sobretudo, por estarmos a fazer uma grande aposta nos nossos jovens" destacou, esta tarde, Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, na apresentação no evento, o qual o edil considerou ser "muito marcante".

"Este evento acaba por ser uma grande homenagem que estamos a fazer não só ao Fado, mas também a todos os fadistas e esta aposta que vamos fazer nos jovens é uma aposta que queremos manter. Aliás, desde que tomámos posse, dissemos que queríamos aproximar toda a população da cultura, descentralizá-la, levando-a a todas as pessoas com menos ou mais possibilidades", vincou.

Não será por isso de estranhar que dos oito espetáculos programados, seis deles realizar-se-ão, de forma gratuita, no auditório do Jardim Municipal. "Queremos que a população toda, sem exceção, tenha acesso à cultura, à expressão musical e ao Fado de forma descomprometida, numa partilha de valores e experiências de forma gratuita", reforçou.

Note-se que os dois espetáculos a desfilar pelo palco do Teatro têm entradas a 7 euros, mas há seis sugestões gratuitas a subir ao palco do auditório do Jardim Municipal durante três dias (18, 19 e 20 de janeiro). Ali, haverá dois espetáculos diários, às 18 e às 19h30, protagonizados pela Associação de Fado da Madeira, Beatriz Silva, Filipe Passos e Xico Martins, Mónica Pinto e Miguel Xavier, o Fado das Quinas e Susana Andrade.

A apresentação contou também com a presença do presidente da Associação de Fado da Madeira, Eduardo Figueira, do representante da Associação Xarabanda, Rui Camacho, e de alguns dos fadistas que irão atuar no evento, nomeadamente Leonor Castro, Mónica Pinto, Susana Andrade, Sofia Ferreira e Mariana Correia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas