MADEIRA Meteorologia

'A Europa na minha região' traz Concerto e Espetáculo de Desenho ao Vivo à Sé do Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Novembro 2022
12:08

Evento de encerramento da iniciativa 'A Europa na minha região' na Madeira.

A Sé do Funchal recebe esta quinta-feira, dia 17, a partir das 18h15, um concerto do 'Estúdio de Música Antiga', uma formação do Conservatório ? Escola Profissional das Artes da Madeira, e um espetáculo visual de desenho ao vivo sobre a história da Catedral. Este evento marca o final da iniciativa 'A Europa na minha região' sob o mote 'Madeira: o nosso jardim de histórias', uma organização conjunta da região e da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia que, durante o último mês, trouxe à Madeira atividades únicas com o objetivo de celebrar a história e cultura locais.

Os madeirenses vão poder assistir de forma gratuita a um concerto, dentro da Sé do Funchal, com obras de Pez, Händel e Schieferdecker, interpretadas por estudantes do Conservatório local, dirigidos pelo professor e cravista Giancarlo Mongelli. De seguida, poderão ver um espetáculo visual, projetado na fachada da Sé, com desenho ao vivo pelos ilustradores Roberto Macedo Alves (que criou a imagem da 'A Europa na minha região' na Madeira) e Antony Brazão e narração pela historiadora Rita Rodrigues, contando a história deste monumento. A sessão incluirá ainda o anúncio dos vencedores do Concurso de Fotografia e do Peddy-paper no Parque Temático da Madeira.

Esta atividade encerra um mês de eventos únicos em três locais madeirenses cuja transformação beneficiou de apoio da União Europeia: o Parque Temático, em Santana, o Museu de Fotografia - Atelier Vicente's e a Sé do Funchal, cujos tetos mudéjares, únicos em Portugal com estas dimensões e caraterísticas, foram renovados há cerca de um ano.

Durante as últimas semanas, a população da Madeira foi convidada a participar em workshops de fotografia e desenho, em atividades sobre os sabores e tradições madeirenses, num concurso e ainda num Peddy-paper.

Sobre a iniciativa 'Europa na minha região':

'A Europa na minha região' é uma iniciativa de comunicação conjunta que mostra a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa. Juntamente com as regiões parceiras e os projetos financiados pela UE, a União Europeia está a criar ferramentas e oportunidades de diálogo com os cidadãos e a sensibilizá-los para os feitos de projetos que lhes são próximos, graças aos esforços de cofinanciamento da UE e da região.

A Madeira é a primeira região portuguesa a participar na iniciativa 'A Europa na minha região', que já arrancou também na região Norte, onde estará até 10 de dezembro de 2022. Até 2023, iniciativas semelhantes serão implementadas com regiões parceiras em Portugal e em sete outros países (Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, e Roménia).

Mais informação:

Página da Comissão Europeia: https://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/regional_campaigns?r=PT01

Página do Europe Direct Madeira:
http://europedirect.aigmadeira.com/a-europa-na-minha-regiao-chega-a-madeira-sob-o-mote-o-nosso-jardim-de-historias/

Para mais informação, contacte:

Vasco Sampaio | vasco.sampaio@hkstrategies.com | 91 358 87 77

Lourenço Meirelles | lourenco.meirelles@hkstrategies.com | 91 947 06 32

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas