MADEIRA Meteorologia

Arquivo Regional disponibiliza 20 mil imagens sobre a presença inglesa na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Outubro 2022
21:36

O Arquivo Regional da Madeira disponibiliza a partir desta quinta-feira 20 mil imagens tratadas de documentos e correspondência sobre a presença dos ingleses na Região.

O anúncio foi feito pelo secretário regional do Turismo e Cultura na inauguração de uma exposição sobre o bicentenário da Igreja Inglesa da Madeira.

Estes documentos são resultado do depósito do arquivo da igreja realizado em 2021, que entretanto foi sendo tratado pelos técnicos, com o apoio da instituição doadora, conforme salientou Eduardo Jesus.

O governante sublinha a relação entre a Madeira e a comunidade inglesa que marcou de forma indelével a sua história.

A exposição 'Igreja Inglesa da Madeira — A História de um Edifício', em formato bilingue, ficará patente até ao público até ao dia 15 de janeiro, no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Com a curadoria de Cefyn Embling-Evans, foi concebida com o objetivo de celebrar o Bicentenário (1822-2022) da Igreja da Santíssima e Indivisa Trindade, Funchal, e assinalar, precisamente, o depósito do seu arquivo histórico no Arquivo e Biblioteca da Madeira.

A Igreja Anglicana, dedicada à Santíssima Trindade, foi construída em 1820, por ordem do cônsul Inglês Henrique Veitch. Este é um templo de estilo neoclássico, inspirada no renascimento florentino.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas