Exposição 'Para lá das Aparências' na Casa da Cultura de Câmara de Lobos

A Casa da Cultura de Câmara de Lobos, acolhe a exposição 'Para Lá das Aparências', que homenageia as vítimas judaicas do Holocausto, com inauguração programada para o dia 26 de setembro, pelas 19h30, ficando patente até 28 de outubro.



Com imagens pertencem ao museu Yad Vashem, Memorial Ofice de Israel, a exposição 'Para lá das Aparências', presta homenagem às vítimas judaicas do Holocausto retratando a vida deste povo desde o período imediatamente anterior ao início da II Guerra Mundial, até ao fim da mesma.

As várias fotografias demonstram diferentes realidades, como o nazismo, os guetos, as deportações, os campos de concentração, a “solução final”, a libertação e o regresso à vida. Integrada nesta iniciativa estará também patente uma mostra de livros que fornecem informações detalhadas e de extrema relevância sobre o Holocausto.

Esta exposição surge de uma parceria, que já se iniciou no ano letivo de 2020/21, entre os Cursos EFA da Escola dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, indo ao encontro do Programa Nacional Nunca Esquecer.

O programa “Nunca Esquecer” foi instituído em junho de 2020, pela Resolução 51/2020 da Presidência do Conselho de Ministros, em torno da memória do Holocausto e para a promoção dos direitos humanos. Criado no ano do 75.º aniversário da criação da Organização das Nações Unidas e dos Julgamentos de Nuremberga, e assinalando os 80 anos sobre o salvamento de milhares de pessoas por Aristides de Sousa Mendes, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus., o programa evoca a memória do extermínio de milhões de judeus e a perseguição e morte de milhares de outras vítimas do regime nazi.

Em estreita aliança com diferentes instituições o Programa Nunca Esquecer promove ações destinadas a consolidar o conhecimento e a investigação, a apoiar a educação e formação, a promover o reconhecimento e homenagem a vítimas e salvadores portugueses, bem como a informar e a sensibilizar a opinião pública.

Desta forma, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, através dos cursos EFA e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, decidiram unir-se e desenvolver, no concelho de Câmara de Lobos, desde 2020, um conjunto de atividades variadas sobre esta temática. Destaque para as palestras com Esther Muznick e António Moncada Sousa Mendes e a visualização de filmes sobre a II Guerra Mundial e o Holocausto.

Além da exposição “Para além das aparências”, ao longo dos meses de setembro e outubro serão dinamizadas várias atividades paralelas, desde a visualização de filmes, sessões de leitura, palestras para diferentes públicos e uma ação de formação para docentes, orientada pelo Dr. Ricardo Presumido (vice-presidente da Memoshoá).

Durante o presente ano letivo outras atividades serão realizadas, com o apoio da Memoshoá, da APEFA – Madeira, do Plano Nacional de Cinema, do Plano Nacional de Leitura, do Projeto Aprender com o Cinema e de outras instituições regionais, nacionais e internacionais.