MADEIRA Meteorologia

Noite Europeia dos Museus no Funchal, Calheta e São Vicente

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Maio 2022
14:29

Os museus tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, associam-se amanhã, 14 de maio, às comemorações da Noite Europeia dos Museus com iniciativas em quatro espaços localizados no Funchal (Museu Quinta das Cruzes, no Universo de Memórias João Carlos Abreu), Calheta (MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira) e São Vicente (Solar do Aposento).

Amanhã, estes museus estão abertos num horário alargado e com entradas gratuitas, convidando o público a usufruir dos mesmos no período noturno.

A Noite Europeia dos Museus é uma iniciativa que foi lançada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França que, anualmente mobiliza milhares de espaços museológicos na maioria dos países europeus.

Programa:

Museu Quinta das Cruzes

O Museu Quinta das Cruzes está aberto das 19 horas às meia-noite. Neste período as famílias presentes no Museu serão convidadas a participarem no lançamento do Jogo Online Famílias de acesso por QRCode, que permite uma exploração autónoma e educativa à exposição permanente. Entre as 19h30 e as 20h45 decorre, nos jardins do Museu, a atuação do Quarteto "Melro Preto" da Associação de Jazz da Madeira.

Às 21h15 e às 23h15 decorrem duas visitas guiadas à exposição permanente do MQC.

A Cafetaria do Museu vai estar aberta no mesmo horário do Museu.

Universo de Memórias João Carlos Abreu

A Noite Europeia dos Museus no Universo de Memórias terá lugar entre as 18 e as 23 horas. Das 20 às 22 horas irá decorrer uma sessão de Pintura Intuitiva com Márika Mankinem nos jardins do Universo. O resultado final, será uma obra de arte coletiva que ficará na coleção visitável do Universo de Memórias João Carlos abreu.

No mesmo horário, das 20 às 22 horas, decorrem as visitas encenadas. Estas visitas são compostas por 9 sketches, em que as salas de exposição selecionadas serão "habitadas" por atores (das associações OLHO.te, CRIAMAR e Portal das Artes) que falarão sobre as peças expostas e suas histórias. As visitas realizam-se de 15 em 15 minutos.

A Tea House Universo de Memórias irá estar aberta entre as 18 e as 23 horas.

MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira - Calheta

Às 21 horas será promovida no local a visita animada "Entre Sombras" que pretende proporcionar uma exploração do museu numa viagem com lanternas. Será um jogo de sombras sobre a artista madeirense falecida em 2021, Lourdes de Castro, que ficou conhecida como "a artista que se ocupa de sombras."

Nesta atividade, explorando, de lanterna em mão, os espaços do museu e as suas obras, os participantes poderão experienciar a observação em ambiente de meia-luz e apreciar no final da viagem, em espaço desalumiado, sombras animadas, sumariamente reveladoras da vida de Lourdes de Castro.

A atividade é gratuita sendo que as inscrições devem ser feitas através do telefone 291820900 ou pelo e-mail: mudas@madeira.gov.pt

Solar do Aposento - Ponta Delgada

Na Noite Europeia dos Museus o horário de funcionamento deste Solar é das 10 às 16 horas e das 18 às 21 horas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas