MADEIRA Meteorologia

Madeira promove hábitos de leitura na Guiné-Bissau

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Março 2022
16:38

No âmbito da missão "Livros Irmãos", teve lugar, na passada sexta-feira, 18 de março, data em que se celebra o "Dia da Cidade de Bolama", na sede da Associação Presença Feminina, uma cerimónia de entrega de 745 livros infantojuvenis para crianças e jovens estudantes da Ilha de Bolama - Arquipélago dos Bijagós, na República da Guiné-Bissau.


A missão "Livros Irmãos" surgiu no ano 2020, fruto de um trabalho de cooperação entre diversas entidades da Região Autónoma da Madeira, com o intuito de tentar mitigar a realidade crónica das lacunas de leitura da língua portuguesa na República da Guiné-Bissau e assim promover, em estreita comunhão com o binómio ensino-aprendizagem, os hábitos de leitura desde tenra idade.

Esta ação conjunta traduz-se na doação à Associação Presença Feminina-FEM, pela Direção Regional de Educação, Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Grupo Sousa e CRIAMAR - Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, de 745 livros infantojuvenis destinados a crianças e jovens estudantes da Ilha de Bolama - Arquipélago dos Bijagós.

Estes livros serão transportados desde o Funchal até Bissau a bordo dos navios da GS Lines, o maior armador nacional a operar atualmente nas linhas nacionais e internacionais, unindo-se, assim, o Grupo Sousa a esta causa também como parceiro logístico. No país de destino caberá à Associação Presença Feminina encaminhar o donativo para as entidades locais competentes, no âmbito do seu projeto «Muitos Povos uma só Raça…das letras às artes» e na sua qualidade de ONGD, promotora do conhecimento e divulgação dos valores e Cultura dos Países da CPLP na Região Autónoma da Madeira e da promoção da Língua Portuguesa na Guiné Bissau.

As instituições envolvidas nesta ação assumem o compromisso futuro de, sempre que possível, desenvolver iniciativas que visem a aproximação e valorização das duas regiões Madeira e Bolama, que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP.

Hélder Teixeira

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas