MADEIRA Meteorologia

Exposição ‘O Natal na Casa da Calçada’ já pode ser visitada

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Dezembro 2021
11:27

A partir de hoje, dia 9 de dezembro, a exposição intitulada ‘Natal na Calçada’ da Casa - Museu Frederico de Freitas já pode ser visitada.

"O Natal é a época do ano mais intensamente vivida pelos madeirenses. Os convívios familiares e entre amigos multiplicam-se nas casas enfeitadas. É esse o espírito que se pretende preservar na Casa-Museu Frederico de Freitas ao abrirmos as nossas portas com um percurso especialmente concebido para valorizar o acervo ligado ao Natal", destaca a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, num comunicado enviado às redações.

Variados presépios, de origem regional e nacional, datados dos séculos XVIII, XIX e XX, são montados pelos diversos espaços do espaço. Destaca ainda para as imagens do Menino Jesus entronizado em escadinhas, as caixas de presépio do século XVIII e XIX e o grande presépio de rochinha.

Nas salas de jantar e do chá belos serviços de faiança inglesa, pratas, cristais e bordados, são mostrados unicamente nesta quadra e exibem-se sobre as mesas montadas a preceito. Tudo fica pronto para usufruir e celebrar a Festa. O objetivo é relembrar vivências, requintes e usos passados, lançando o convite "venham conhecer os nossos Nascimentos", tal como dizia Frederico de Freitas.

A visita aos presépios na Casa-Museu Frederico de Freitas é gratuita, de 9 de dezembro a 15 de janeiro, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h30. As visitas guiadas realizam-se para grupos, com o mínimo de 6 pessoas, sob marcação prévia através dos Serviços Educativos.

O roteiro do Natal dos Museus pode ser consultado, através do portal Cultura Madeira: https://cultura.madeira.gov.pt/natal-nos-museus-2021.html

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas