Galeria dos Prazeres acolhe conversa sobre ‘Recomeçar’

Bruna Nóbrega

No âmbito da exposição 'RECOMEÇAR', a The Cave Photography e a Galeria dos Prazeres realizam hoje, às 19h00, uma conversa, na sala principal da Galeria dos Prazeres.

A iniciativa contará com a presença dos artistas e curadores Miguel Refresco e Rui Pinheiro.

A exposição colectiva de fotografia inaugurada em outubro último, na Galeria dos Prazeres, é uma co-produção entre a The Cave Photography e os Encontros da Imagem. Recorde-se que estará patente até 2 de Janeiro de 2022.

Num ano atípico, ‘RECOMEÇAR’ convida o público a confrontar-se consigo mesmo e com as suas origens perdidas. Ícones antigos ou velhas tradições, pormenores da vida humana.

Este projecto desenvolve-se numa relação de complementaridade entre a fotografia e os dispositivos não convencionais de exposição, sendo que a fotografia transcende a sua condição medial quando projetada através de caixas de luz. Nesse sentido, a exposição passa a constituir-se como experiência.

Miguel Refresco e Rui Pinheiro, direção artística do The Cave Photography, são os curadores desta exposição. A produção e montagem está a cargo de Joana Mesquita Alves. O colectivo de artistas é constituído por Cecília de Fátima; Fátima Abreu Ferreira; Maria Oliveira; Miguel Refresco; Patrícia Afonso; Paulo Pimenta; Gustavo Costa (música).

'RECOMEÇAR' parte de um projecto colaborativo com a 30.ª edição do Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais Encontros da Imagem, em Braga, e apresenta-se como uma exposição colectiva de fotografia contemporânea da autoria do colectivo de artistas residentes da The Cave Photography e de uma artista emergente convidada. A exposição conta ainda com uma instalação sonora, composta por Gustavo Costa, em parceria com a Associação Cultural Sonoscopia.