Museu Etnográfico da Madeira lança 5.º número da coleção 'Cadernos de Campo'

Iolanda Chaves

O livro 'Do Teu Fruto, o Mel' será lançado esta quinta-feira, pelas 18h00, no Museu Etnográfico da Madeira (MEM), localizado na Ribeira Brava, numa iniciativa que contará com a presença do secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

De acordo com o museu, trata-se do número 5 da coleção do MEM, intitulada 'Cadernos de Campo', projeto editorial daquela instituição iniciado em 2017.

A obra 'Do teu Fruto, o Mel', com texto e fotografia de Fernando Líbano, técnico superior do MEM, incide sobre o património cultural imaterial, mas desta feita, sobre a gastronomia popular, trazendo a público os processos de confeção artesanal de dois tipos de mel, únicos na nossa Região, o mel de figos e o mel de vinho em mosto, e a sua utilização no quotidiano madeirense.

Recorde-se que os números anteriores da coleção têm como temas: 'Artefactos em cana vieira', 'Traços de madeira. A arte de embutir', 'Festas e Romarias da Madeira' e 'Lapinhas d' A Festa'. O projeto recebeu em 2019 o Prémio da APOM, na categoria de Investigação.