'Dancilhas - Baile de Danças Populares do Mundo' realiza-se a 19 e 20 de novembro

JM

O evento 'Dancilhas - Baile de Danças Populares do Mundo' realiza-se nos dias 19 e 20 de novembro, em São Martinho, e traz novidades. Trata-se de uma festa que promove a música e a dança popular, levando os participantes numa viagem através da música e da dança de Portugal e de outros países.

"O Dancilhas reaviva a prática do baile popular através das danças em roda, em linha, a par ou em grupo, onde se dará ênfase à diversão e à descontração", relaça a organização.

Pela primeira vez na ilha da Madeira, o trio Folky Bal'Boa apresenta música de baile tradicional. O grupo é composto pelo João no violino, pelo Miguel no baixo e na guitarra, pelo Matias no cajon e percussões. Tem como intuito divulgar a música e a dança portuguesa no contexto dos bailes e festivais de tradição europeia.

Na sexta, dia 19, às 20h00, no Centro Cívico de S. Martinho, terá lugar uma aula de baile a cargo da banda regional Calhaus Folk, composta pelo trio Nélio, Matthew, e Raul. O DJ será o Djay Folk: Dj Mati@s, entre outras surpresas.

Já, no sábado, dia 20, às 14h15, no mesmo local, terá lugar um workshop onde serão dadas a conhecer as mais variadas danças de toda a Europa, através do ensino do passo-base, da técnica, da postura, da dinâmica e da movimentação. Às 21 horas, acontece um Baile com o trio Folky Bal'Boa que, incluindo a explicação das danças, estimula a participação do público, gerando invariavelmente uma atmosfera de convívio e animação.

Os grupos organizadores: Danças em Tradiçãoe Danças do Mundo in Madeira, têm como missão, facilitar encontros para a prática e divulgação de danças de inspiração tradicional do mundo. Na Madeira, a prática destas danças iniciou-se em 2012 dentro do Movimento 'Madeira em Transição'. Desde então têm sido vivenciadas por um grupo de pessoas que têm vindo a ter formação, com monitores e professores de dança do continente e de Itália.