MADEIRA Meteorologia

CMF adquire obra "Rimar" de Patrícia Sumares

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Outubro 2021
9:46

A Câmara Municipal do Funchal adquiriu uma obra de arte da escultora madeirense Patrícia Sumares. Intitulada por ‘Rimar’, a aquisição desta peça teve como objetivo enriquecer a diversidade do espólio municipal, como também promover a cultura.

Note-se que, desde 1995, a artista tem vindo a participar em várias exposições coletivas e individuais tanto no arquipélago da Madeira como em território nacional. Algumas destas exposições foram apresentadas em espaços conceituados da ilha, como o MUDAS, o Museu de Arte Contemporânea do Funchal, variadas Casas da Cultura, entre outros.

Em todas as suas criações a artista procura surpreender o espetador através da criação de obras que cumpram um bom enquadramento e interação com o espaço envolvente de forma a estabelecer um diálogo continuo entre a obra, o local e o seu público.

No ramo da Escultura/Instalação destacam-se as seguintes obras: ‘Marca Madeira 97’, obra em representação do Instituto Superior de Arte e Design da Madeira, em 1997; ’20 Anos de Artes Plásticas na Madeira’ - Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Madeira, em 2000; apresentação da instalação escultórica: ‘Tu és Pó e ao Pó Voltarás’ na reitoria da Universidade da Madeira, em 2015; intervenção no espaço de exposições do Centro Cultural John dos Passos com uma nova reinterpretação da instalação intitulada ‘Tu és Pó e ao Pó Voltarás II’, na Vila da Ponta do Sol, em 2016; seleção do seu projeto no concurso integrado no Festival Aqui Acolá, onde desenvolveu um projeto de arte pública denominado por ‘Parede de Memórias’, na vila da Ponta do Sol, em 2017.

Em 2001 recebeu uma Menção Honrosa na 2.ª Edição do Prémio Henrique e Francisco Franco - Casa das Mudas.

Salientar que Patrícia Sumares foi mentora do projeto da Galeria dos Prazeres, assumindo a responsabilidade de toda a programação daquele espaço cultural entre 2008 e 2012. Ainda, em 2019, participou numa exposição coletiva: ‘Retalhos da nossa ilha’ nas comemorações dos 600 anos da descoberta das ilhas do Porto Santo e da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas