MADEIRA Meteorologia

Festival CineEco exibe "I Am Greta" e "La Croisade" em extracompetição

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Outubro 2021
9:51

O CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, de 09 a 16 de outubro, inclui, na extracompetição, as antestreias nacionais "I Am Greta" e "La Croisade".

Segundo a organização, a 27.ª edição do CineEco tem "duas grandes novidades há muito esperadas no mercado cinematográfico nacional", relacionadas com a exibição do documentário sobre a vida da jovem Greta Thunberg ("I Am Greta") e do filme do realizador e ator Louis Garrel ("La Croisade").

"’I Am Greta’ (‘trailer’), de Nathan Grossman, tem estreia nacional agendada para 13 de outubro, às 21:30, na Casa Municipal da Cultura em Seia", adianta a organização do festival em comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a fonte, "neste documentário, o realizador acompanha a vida da jovem Greta Thunberg desde o início da greve escolar em 2018, antes mesmo da explosão mediática de que atualmente é alvo".

Outra antestreia em território nacional é o filme "La Croisade" (‘trailer’) do realizador e ator Louis Garrel, que integrou o novo departamento do Festival de Cannes deste ano, denominado "Cinema for the Climate".

O documentário "La Croisade" será exibido no último dia do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, em 16 de outubro, pelas 21:30, depois da atribuição dos prémios aos vencedores da edição de 2021.

"O filme retrata a história de Abel (Louis Garrel) e Marianne (Laetitia Casta), um casal que descobre que o seu filho de 13 anos vende secretamente bens preciosos para financiar um projeto ambiental ambicioso", refere a fonte.

A direção do CineEco adianta na nota que extraconcurso serão ainda exibidos os filmes "O Lago Sagrado - Uma viagem por uma estrada profunda e gelada" (‘trailer’) de Carla Varanda (realizadora) e Mário Lisboa (fotógrafo), no dia 09, na sessão inaugural do festival, e o documentário de Inês Gil, "Curtir a Pele" (‘trailer’), em 15 de outubro.

As fotografias de Mário Lisboa podem também ser apreciadas na mostra que estará patente nas galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, de 09 de outubro a 30 de novembro.

A 27.ª edição do festival também terá, pela primeira vez, a exibição em simultâneo dos documentários "Une Fois que tu Sais" de Emmanuel Cappellin (França), "Ophir" de Alexandre Berman e Olivier Pollet (França e UK), e Arica, de Lars Edman e William Johansson (Suécia, Chile, Noruega, Bélgica e UK), no FIC.A - Festival Internacional de Ciência, em Oeiras, que acontece no Palácio do Marquês do Pombal, de 12 a 17 de outubro.

O CineEco 2021 começa dia 09 de outubro e termina a 16, com um número recorde de filmes de mais de 20 países em exibição e que versam sobre temáticas multidisciplinares, como a atual situação climática, colonialismo tóxico, pandemia e outras doenças, a luta de comunidades pela defesa dos ecossistemas regionais, futuro sustentável, poluição marítima, justiça ambiental, entre outras abordagens.

O CineEco, organizado pelo município de Seia, com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas, é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas