MADEIRA Meteorologia

Confraria Enogastronómica da Madeira recebe videira mais antiga do mundo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Setembro 2021
16:31

A Confraria Enogastronómica da Madeira esteve presente na Eslovénia, na passada semana, onde recebeu o excerto da videira mais antiga do mundo e o respetivo certificado das mãos do presidente do Município de Maribor, Sašo Arsenovi?em, e do zelador desta planta centenária, Stanet Kocutar.

A Confraria havia sido uma das 5 instituições contempladas com esta doação em março deste ano, mas em virtude da situação pandémica não foi possível realizar a tradicional cerimónia pública de entrega, que ocorre habitualmente em abril.

O presidente de Maribor manifestou o seu contentamento pelo excerto ir morar no meio do Atlântico, na Ilha Madeira, terra que conhece, em particular, pela qualidade dos seus vinhos.

Os confrades madeirenses felicitaram a abertura da cidade de Maribor, em partilhar este património e por promover desta forma a solidariedade, a fraternidade e a paz entre os povos.

Estes prontificaram-se a cuidar muito bem deste descendente da antiga videira e a dar a conhecer na Região a história desta planta com mais de 450 anos, ficando em aberto a possibilidade de novos intercâmbios, nomeadamente a participação de produtores de vinhos de ambas regiões nos eventos vínicos das mesmas.

Ainda no decorrer desta deslocação, a comitiva madeirense reuniu-se com a sua congénere eslovena, a Združenje Slovenskega Reda Vitezov Vin, onde deu a conhecer e a provar diversos produtos 'made in Madeira'. A saber: o histórico Vinho Madeira, e a sua origem no "Vinho da Roda", a recente aposta nos vinhos tranquilos, brancos, rosés e tintos e, por fim, os legados do ciclo do açúcar, nomeadamente o rum agrícola da Madeira e o conventual bolo de mel, que delicia os madeirenses, em particular no Natal.

Com todos estes motivos, os madeirenses exortaram os eslovenos a uma futura visita à Região, para verem in loco o desenvolvimento do pé de vinha doado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas