MADEIRA Meteorologia

Coleção de fotografia da Madeira "cresce todas as semanas", diz Eduardo Jesus

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Julho 2021
18:30

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve presente esta tarde na entrega dos certificados referentes aos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), ganhos pelo Governo Regional no final de 2020. Uma cerimónia onde estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Associação Portuguesa de Museologia, respetivamente João Neto e Pedro Inácio

Na ocasião, a direção da APOM entendeu por bem, nesta deslocação à Madeira, entregar presencialmente ao secretário regional de Turismo e Cultura uma distinção pelo prémio de Melhor Museu do ano.

Recorde-se que a Madeira obteve quatro distinções dos galardões considerados os ‘Óscares’ da Cultura, com especial destaque para o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s, que conquistou o Prémio Museu do Ano pelo seu património fotográfico único que representa um exemplo além-fronteiras.

Na entrega de prémios, que decorreu naquele museu, Eduardo Jesus realçou que ainda não terminou o trabalho pensado para o Atelier Vicente’s, sendo que a coleção de fotografia da Madeira "cresce todas as semanas". "É com enorme alegria que eu posso aqui dizer que esta coleção não tem parado de crescer, tem lançado sobre nós um enorme desafio, no que diz respeito ao tratamento, à descrição, à disposição ao público dessa mesma informação, porque os volumes são cada vez maiores", afirmou, na ocasião.

A apreciação da APOM, que "vem de fora, que é desprendida, que é dependente, que em nada depende da nossa simpatia" é, para o secretário regional, "aquela que mais vale", assim como a do público que visita diariamente aquele espaço cultural e que, durante a pandemia, usufruiu da oferta digital resultante de uma adaptação da Direção Regional da Cultura aos tempos de pandemia.

"Sendo a Madeira parte da cultura deste país, também quer a Madeira fazer parte de toda a solução que seja a inovação e a preservação de toda esta herança cultural que está sob a nossa responsabilidade", concluiu Eduardo Jesus.

Além do Prémio Museu do Ano, a SRTC obteve o Prémio Investigação, atribuído ao Museu Etnográfico da Madeira, com o projeto editorial ‘Cadernos de Campo nº3’, dedicado às Festas e Romarias da Madeira, e ainda os prémios atribuídos à Direção Regional da Cultura: ‘Informação Turística’, pela divulgação de ‘A Arte na Rota do Ouro Branco’, e o ‘Prémio Instituição’, que reconhece o trabalho que tem sido desenvolvido por aquela direção regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas