MADEIRA Meteorologia

Marca de Água aposta nos seniores

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Abril 2021
18:25

A Galeria Marca de Água realizou na passada segunda-feira, 19 de abril, uma oficina de expressão plástica para seniores, integrada na programação oficial das atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a que a galeria se associa pelo terceiro ano consecutivo.

A iniciativa intitulada "A rua, o largo, a praça, a cidade" contemplou além da oficina de expressão plástica uma visita orientada dirigida aos utentes do Espaço Sénior das Cruzes, tutela da SocioHabita Funchal, E.M. A iniciativa foi orientada por Diogo Goes, curador da galeria.

A iniciativa com caráter gratuito, enquadra-se na política de responsabilidade social da Galeria Marca de Água, que desde há vários anos, tem vindo a desenvolver serviços educativos abertos à comunidade onde se insere.

Raquel Fraga, proprietária e diretora artística da galeria, refere que "esta é uma oportunidade de reforçar a programação da galeria, marcando o retomar dos serviços educativos tendo em vista a sensibilização para a importância da valorização da arte e do património".

Defendendo que, é tarefa das instituições culturais atuarem na comunidade em que se inserem", acrescenta. Agradece ainda ao Ministério da Cultura pelo reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela galeria.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património,

bem como para a necessidade da sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em 2021, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional foi "Passados Complexos: Futuros Diversos".

Recorde-se que está atualmente a decorrer na Marca de Água, a exposição "Imersão - Fora do Tempo", da autoria do artista plástico Eduardo de Freitas, com a curadoria de Filipa Venâncio, tendo já recebido cerca de meio milhar de visitantes.

Estão previstas novas atividades pedagógicas dirigidas ao longo dos próximos meses.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas