MADEIRA Meteorologia

Marca de Água celebra Dia Mundial das Artes com doação e lançamento de concurso

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Abril 2021
12:35

A Galeria Marca de Água irá assinalar no próximo dia 15 de abril, o Dia Mundial das Artes com a doação de um conjunto de obras de fotografia do fotojornalista Fernando Ricardo à Câmara Municipal do Funchal e com o lançamento da 2ª edição do Concurso Nacional de Desenho Infantojuvenil, realizado em parceria com a edilidade funchalense.

Em nota enviada às redações, a galeria explica que a doação é composta por cinco obras da série "Personalidades", da autoria de Fernando Ricardo e insere-se "na política de responsabilidade social desta galeria de arte contemporânea e tem por objetivo e reforçar as sinergias entre as instituições e divulgar o trabalho do mais importante fotojornalista português da atualidade".

As obras doadas integraram a exposição individual "Momentos", retrospetiva do percurso de cinquenta anos de carreira de Fernando Ricardo. A exposição "Momentos" reuniu cento e vinte obras fotográficas de Fernando Ricardo, desde 1972 até à atualidade.

Para além desta ação, a galeria vai lançar, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, a 2ª edição Concurso Nacional de Desenho, que adota neste ano o tema "Desenhar a História a partir das pinturas de Sonia Delaunay.

A entrega de trabalhos decorre até 3 de setembro do presente ano, sendo a entrega dos prémios realizadas no dia 27 de setembro, data em que se assinala as Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia e da Direção Geral do Património Cultural. Nesta assinala-se ainda o Dia Mundial do Turismo.

O concurso de desenho é dirigido aos alunos do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário de todo o território nacional.

O Regulamento ficará disponível através da página do facebook da Galeria Marca de Água.

Segundo Raquel Fraga, diretora artística da Galeria Marca de Água, "este concurso é uma relevante ferramenta para promover, divulgar e valorizar a arte e a cultura, no espaço regional e nacional".

"O sucesso e a adesão verificados no ano passado leva-nos a reforçar a aposta neste concurso", acrescenta.

"Este concurso surge da necessidade da Galeria Marca de Água prosseguir com a sua programação, adequando as suas atividades à nova conjuntura. Esta iniciativa é demonstrativa da missão da Galeria Marca de Água de captação de novos públicos e promoção da criação cultural e artística", conclui a diretora.

De destacar que a edição de 2020 recebeu mais de meia centena de desenhos de alunos de quatro escolas da Região.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas