Marca de Água celebra Dia Mundial das Artes com doação e lançamento de concurso

Redação

A Galeria Marca de Água irá assinalar no próximo dia 15 de abril, o Dia Mundial das Artes com a doação de um conjunto de obras de fotografia do fotojornalista Fernando Ricardo à Câmara Municipal do Funchal e com o lançamento da 2ª edição do Concurso Nacional de Desenho Infantojuvenil, realizado em parceria com a edilidade funchalense.

Em nota enviada às redações, a galeria explica que a doação é composta por cinco obras da série “Personalidades”, da autoria de Fernando Ricardo e insere-se "na política de responsabilidade social desta galeria de arte contemporânea e tem por objetivo e reforçar as sinergias entre as instituições e divulgar o trabalho do mais importante fotojornalista português da atualidade".

As obras doadas integraram a exposição individual “Momentos”, retrospetiva do percurso de cinquenta anos de carreira de Fernando Ricardo. A exposição “Momentos” reuniu cento e vinte obras fotográficas de Fernando Ricardo, desde 1972 até à atualidade.

Para além desta ação, a galeria vai lançar, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, a 2ª edição Concurso Nacional de Desenho, que adota neste ano o tema “Desenhar a História a partir das pinturas de Sonia Delaunay.

A entrega de trabalhos decorre até 3 de setembro do presente ano, sendo a entrega dos prémios realizadas no dia 27 de setembro, data em que se assinala as Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia e da Direção Geral do Património Cultural. Nesta assinala-se ainda o Dia Mundial do Turismo.

O concurso de desenho é dirigido aos alunos do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário de todo o território nacional.

O Regulamento ficará disponível através da página do facebook da Galeria Marca de Água.

Segundo Raquel Fraga, diretora artística da Galeria Marca de Água, “este concurso é uma relevante ferramenta para promover, divulgar e valorizar a arte e a cultura, no espaço regional e nacional”.

“O sucesso e a adesão verificados no ano passado leva-nos a reforçar a aposta neste concurso”, acrescenta.

“Este concurso surge da necessidade da Galeria Marca de Água prosseguir com a sua programação, adequando as suas atividades à nova conjuntura. Esta iniciativa é demonstrativa da missão da Galeria Marca de Água de captação de novos públicos e promoção da criação cultural e artística”, conclui a diretora.

De destacar que a edição de 2020 recebeu mais de meia centena de desenhos de alunos de quatro escolas da Região.