MADEIRA Meteorologia

Festival ‘Funchal Folk - Arraial do Mundo’ organizado pelo Grupo de Folclore MonteVerde certificado pelo CIOFF

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Abril 2021
9:30

Realizou-se, no dia 27 de março do corrente ano, uma Assembleia-Geral da Associação CIOFF Portugal (CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), na qual participou o Grupo de Folclore MonteVerde, organizador do ‘Funchal Folk - Arraial do Mundo’.

De acordo com um comunicado do Grupo de Folclore MonteVerde, da freguesia do Monte, nessa mesma data realizou-se uma reunião da Associação CIOFF Internacional, na qual o referido festival foi certificado, tornando-se dessa forma no 12.º Festival CIOFF a nível nacional e no primeiro a ter lugar na Madeira, sendo 10.º no território continental, um nos Açores e um na Madeira.

Desde a realização da ‘I Gala Internacional de Etnografia e Folclore Manuel Ferreira Pio’, em 2011, passaram já pelo palco deste certame cerca de 1.500 pessoas, integrantes de grupos das diferentes regiões de Portugal e de 22 outros países, muitos dos quais nunca antes vistos, e que difundiram brilhantemente as suas culturas e tradições através das apresentações aos madeirenses e turistas visitantes da cidade do Funchal.

O Grupo de Folclore MonteVerde encontra-se associado ao CIOFF desde 2013, sendo que em 2016 iniciou o processo de candidatura da referida Gala a Festival CIOFF.

As avaliações foram três, tendo ocorrido entre os anos de 2017 e 2019 e todas elas sido positivas. Uma das principais regras desta Associação (CIOFF) é a permanência de, pelo menos, cinco grupos internacionais durante cinco dias, sendo as despesas de alojamento, alimentação e transportes durante este tempo, integralmente suportadas pelo grupo organizador do festival.

No ano de 2018, integrado nas comemorações do Dia da Cidade do Funchal, nasceu o ‘Funchal Folk - Arraial do Mundo’, sendo a já referenciada Gala de Etnografia e Folclore realizada na Praça do Povo e que é o principal evento deste festival.

Assim, e com a atribuição desta chancela de qualidade, o grupo folclore realça o facto de o ‘Funchal Folk - Arraial do Mundo’ trazer uma maior dinamização ao Funchal, impondo-se como um dos eventos a destacar no rico cartaz turístico e cultural que a cidade tem para oferecer a quem nela vive e a quem a visita.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas