Festival da Canção Infantil da Madeira celebra 40 anos

O 40.º Festival da Canção Infantil da Madeira (FCIM) 2021 será produzido, pelo segundo ano consecutivo, em moldes de estúdio, com a finalidade de transmissão para a RTP-Madeira.

De acordo com um comunicado do Conservatório hoje divulgado, as gravações decorrerão no próximo dia 11 de abril, no Centro de Congressos da Madeira, sem acesso a público, devido à atual situação de saúde pública.

O evento é da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo operacionalizado pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.

O FCIM, com um histórico que lhe permite celebrar este ano quatro décadas de existência, acontecerá novamente à porta fechada. A transmissão televisiva será o único formato disponibilizado ao público em geral e a emissão será anunciada oportunamente pela RTP Madeira.

Seguindo o formato habitual, este Festival conta com a participação de 12 canções inéditas, interpretadas por 14 crianças com idades entre os seis e os 10 anos e com a direção musical do coro da responsabilidade da maestrina Zélia Gomes.

As temáticas das canções são direcionadas ao público infantil e com cariz pedagógico, trazendo sonhos, inspirações e muita alegria. Embora alguns conteúdos do alinhamento estejam, previamente, preparados em vídeo - caso algum dos artistas se veja em situação de confinamento obrigatório -, todos os solistas e coralistas interpretarão os temas ao vivo, como já é habitual neste evento.

O júri será liderado por Carlos Gonçalves (presidente do Conservatório) e composto ainda por Andreia Jardim (vencedora da edição de 1983), Cristina Barbosa (vencedora da edição de 1987), Lígia Brazão (autora de várias canções participantes no FCIM) e Natacha Aguiar (vencedora da edição de 2014).