MADEIRA Meteorologia

Obra de João Pestana em retrospetiva

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Abril 2021
5:00

O Museu de Fotografia -Atelier Vicente’s vai apresentar ao público, a partir desta quarta-feira, uma retrospetiva da obra de João Pestana, fotógrafo madeirense reconhecido não só ao nível nacional mas também internacionalmente. De acordo com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, este é um dos seus projetos de "maior relevância", já que congrega a Direção Regional da Cultura e a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, sendo esta última responsável pelo depósito do acervo do fotógrafo falecido em 2017, no Funchal.

Segundo o gabinete do secretário regional de Turismo e Cultura, esta exposição estará dividida em temas de acordo com as áreas que o fotógrafo retratou. Assim, são apresentadas capas de discos vinis da época em que João Pestana ilustrava com fotografias suas; vários trabalhos para a Direção Regional da Cultura, nomeadamente postais, calendários com imagens da Madeira e projetos publicitários. Já na sala dedicada à foto-reportagem, será dada a conhecer a visão do fotojornalista sobre as touradas da década de 70 do século XX; a aluvião de 1993, o incêndio da Unibasquete e as manifestações do 1.º de maio.

O museu reservou igualmente uma sala para as fotografias artísticas com especial destaque para as vivências de Câmara de Lobos, sendo que, a anteceder esta sala, estará uma pequena mostra com as cartas que João Pestana enviava aos técnicos de fotografia, com os detalhes que pretendia ao nível de enquadramentos e filtros. O espaço museológico apresentará ainda algumas das máquinas fotográficas e de filmar, complementadas com um filme realizado pelo cineasta e que está disponível na sala de multimédia daquele museu. De salientar que esta exposição estará patente ao público até junho de 2021 e a entrada é gratuita.

"Testemunho e legado valiosos"

Acerca desta exposição, Eduardo Jesus considera que esta, neste emblemático museu, "é uma homenagem ao talento de uma figura incontornável da Cultura da Região Autónoma da Madeira e que tão bem soube retratar a realidade do arquipélago, quer pelas lentes das máquinas fotográficas quer pelos filmes e documentários que realizou". "Os seus trabalhos de foto-reportagem retratam a segunda metade do século XX da Madeira e são um testemunho e legado valiosos para as gerações. Estamos a falar de um profissional notável no seu trabalho e que nunca deixou de valorizar o quotidiano regional através de imagens de rostos, das alegrias e das mágoas dos ilhéus e que foi reconhecido ao nível regional, nacional e internacional em exposições. A que apresentamos, com 260 fotografias, faz uma retrospetiva do seu trabalho fotojornalístico e artístico, sendo uma homenagem a este grande profissional que nos deixou há 4 anos", referiu o secretário regional.

O governante recordou ainda que se encontra em depósito na Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira o acervo de João Pestana, que é constituído por ?4 mil espécies entre negativos e positivos.

Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas