MADEIRA Meteorologia

Teatro dá conferência sobre origem do ‘Tchiloli'

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    06 Abril 2021
    5:00

    Prossegue, no próximo dia 9 de abril, pelas 19h00, o ciclo "Tchiloli Unlimited | Migrações e Coisas", do artista são-tomense René Tavares, com a conferência "Tiroliro e Tchiloli- Uma história comum - o desvendar linguístico da palavra Tchiloli".

    De acordo com a informação disponibilizada ontem pelo Teatro Municipal Baltazar Dias, a conferência - transmitida na sua página do Facebook - será realizada pela escritora lusófona Olinda Beja e por Maria José Assunção, em representação da Companhia Contigo Teatro, parceira do projeto.

    Citando Olinda Beja, a nota enviada explica que a conferencista pretende "descodificar à luz da linguística, da fonética e da pesquisa cultural que as duas palavras [Tiroliro e Tchilol] são, afinal, o mesmo vocábulo em contextos culturais diferentes. Foi o primeiro, num país distante, onde a língua portuguesa ganhou outra roupagem, fazendo até com que muitos linguistas eruditos, vindos de países onde o português não era a sua língua mátria, se tenham confundido e tenham dado pistas totalmente erradas". A autora diz ainda que "esta pesquisa exaustiva teve como epílogo a confirmação de que a língua portuguesa continua a ser a base lexical da maior parte dos vocábulos do crioulo santomé".

    Editado pela revista alemã "Lusorama", com o apoio do Instituto Camões, este trabalho [Tiroliro e Tchiloli: uma história em comum] ficou a fazer parte do acervo da Biblioteca da Universidade de Frankfurt em maio de 1994, onde deu entrada e foi registado por Luciano Caetano da Rosa, docente naquela universidade.

    Recorde-se que René Tavares expõe "Tchiloli Unlimited" no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias até 16 de abril.

    Ontem houve visita guiada

    Recorde-se que, ontem, os atores Sara Cíntia e Xavier Miguel interpretaram dois personagens do universo ‘tchiloli’ e realizaram a primeira de várias visitas orientadas pela exposição de René Tavares,"Tchiloli Unlimited".

    Tratou-se de uma iniciativa, integrada no âmbito do ciclo de atividades relacionadas com aquela mostra e que vai repetir-se até 8 de abril, sempre às 15h00. As visitas são limitadas a cinco pessoas, pelo que será necessário uma inscrição prévia, na página do Facebook do Teatro Municipal Baltazar Dias.

    Lúcia M. Silva

    OPINIÃO EM DESTAQUE

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

    Enviar Resultados
    RJM PODCASTS

    Mais Lidas

    Últimas