Filme do Conservatório Madeira selecionado para festival americano

A Madeira estará representada este ano no festival americano NAFCo Winter Film Festival com o filme de animação ‘Migrantes do Espaço’, da atividade de Cinema de Animação dos Cursos Livres em Artes do Conservatório - Escola Profissional de Artes da Madeira.

Este projeto, que resultou do projeto anual do Curso Livre de Cinema de Animação do ano letivo de 2019/2020 e que contou com a participação de 21 alunos, foi um dos filmes selecionados entre os 1806 candidatos a este certame organizado pela Northern Appalachian Film Collective (NAFCo), uma corporação sem fins lucrativos sediada em Dubois, no estado da Pensilvânia, que se dedica a promover o cinema e as artes na região dos Apalaches do Norte através de um conjunto de eventos tais como festivais, oficinas de formação e encontros de cineastas.

Devido à atual situação pandémica, a quinta edição deste festival irá decorrer no modo online, através do Canal ‘Northern Appalachian Film Collective’ do Youtube, entre 26 e 28 de fevereiro, tendo um total de 24 horas de filmes em exibição durante aquele período.

A inspiração por detrás deste projeto foram as grandes vagas de migração que ocorriam por todo o mundo, uma jovem ativista do ambiente discursara nas Nações Unidas e milhares de jovens desfilavam pelas capitais de todo o mundo em protesto contra a falta de medidas dos dirigentes mundiais face às evidentes alterações climáticas.

“Foram esses os acontecimentos que inspiraram este grupo de alunos a criar esta curta-metragem de animação. Neste filme, uma grave crise ambiental irá colocar a existência da raça humana no planeta terra em risco, o que provocará um êxodo migratório pelo espaço em busca de um lar que a aceite. Mas esta é uma realidade que continuará a ser negada até que os humanos realmente despertem para ela”, explica uma nota enviada à redação.