Projeto Cineclube do Conservatório destaca Kelly Loosli

Redação

O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, realizará mais uma sessão do projeto Cineclube, no próximo dia 20, destacando Kelly Loosli, o professor e cineasta norte-americano apaixonado pela Madeira.

Esta sessão decorrerá no auditório do Polo do Bom Jesus, pelas 16h00.

Os lugares estão limitados a 25% da capacidade da sala e será dada prioridade aos alunos.

No entanto, terá transmissão, em direto, para a página oficial do Facebook do Conservatório.

De acordo com nota enviada pelo Conservatório, a escolha de Kelly Loosli será uma forma de motivar os alunos envolvidos, já que se trata de um cineasta que fez parte da produção de alguns dos mais populares filmes de animação como ‘Shrek’, ‘Spirit’ e ‘Prince of Egypt’.

A sua carreira como animador começou aos 15 anos – a idade média do público-alvo das sessões do Cineclube –, quando fez uma curta animação em plasticina para um anúncio televisivo. Atualmente, é um dos dez professores listados no artigo ‘Leaders in Learning’, na edição de 8 de abril de 2010 da Variety, revista especializada em cinema, negócios e indústria do entretenimento, e o responsável pela produção de ‘Saudade Madeira’, ainda em fase de realização, uma simbiose entre animação e imagem real inspirada na sua paixão pela Madeira.

O projeto Cineclube, apoiado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pretende fomentar a cultura cinematográfica, trazendo aos alunos do Conservatório uma nova

experiência educativa, com mostras periódicas de cinema. As sessões serão orientadas pelos professores responsáveis por este projeto, Helena Aldinhas (coordenadora do serviço educativo da Biblioteca das Artes), João Pedro Pereira (professor do curso livre de cinema de animação) e Alexandre Neves (coordenador do núcleo de produção audiovisual). O conceito deste projeto passa por selecionar filmes cujas temáticas se enquadrem nos conteúdos das várias disciplinas lecionadas nesta instituição, possibilitando, após a visualização, a criação de um espaço para debate de ideias. Nesta primeira sessão será apresentada uma seleção de filmes de animação do autor, tais como ‘Bat Guy’, ‘Salt’, ‘Ram's Horn’, ‘Dreamgiver’, ‘Elefant and friends’ e ‘Burds’.

O Cineclube pretende, no futuro, integrar o Plano Nacional de Cinema (programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar), numa ligação com o ICA, a Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e a Direção-Geral da Educação (DGE).