Galeria Marca de Água aposta em projetos educativos

A Galeria Marca de Água, situada na Rua da Carreira 119, iniciou este mês de novembro com uma oferta diversificada de atividades educativas, nomeadamente visitas orientadas, oficinas de expressão plástica, nessas redondas e um concurso de desenho.

Prepara-se agora para prosseguir a sua oferta educativa de modo a abranger novos públicos. Neste mês foram realizadas diversas atividades com várias instituições de ensino, nomeadamente com o Instituto Superior de Administração e Línguas, com quem a Marca de Água mantém protocolo de cooperação, e com a Universidade da Madeira.

Alunos da Universidade da Madeira visitam a Marca de Água

Nos passados dias 11 e 13 de novembro a Galeria Marca de Água recebeu a visita de alunos das Licenciaturas de Ciências da Cultura e Ciência da Educação e dos Mestrados da Universidade da Madeira, que visitaram a exposição "Vizinhas com super poderes". As visitas foram orientadas pelo curador Diogo Goes.

Atividades com públicos seniores do Ginásio de Santo António

Também ao longo da primeira quinzena de novembro foram desenvolvidas na galeria, duas oficinas de expressão plástica, dirigida a utentes seniores do Ginásio de Santo António, tutela do Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Funchal e dirigida a Utentes do Academia Sénior da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Nestas atividades os participantes experimentaram várias técnicas de desenho interpretativas das obras em exposição. A iniciativa foi orientada pelo curador da galeria.

Concurso Nacional de Desenho premeia alunas da Escola Francisco Francisco Franco

Na passada quinta-feira, dia 12 de novembro, Rafaela Pereira Luís e Carolina Gonçalves alunas de Artes Visuais da Escola Secundária Francisco Franco, receberam o Grande Prémio do Concurso Nacional de Desenho e o Prémio da categoria de ensino secundário, respetivamente, no concurso organizado pela Galeria Marca de Água em parceria com a Câmara Municipal do Funchal. O júri do concurso atribuiu também por unanimidade os seguintes prémios, por ciclo de ensino: Henrique Morais, aluno do Externato Júlio Dinis, pelo trabalho "Menino do skate"; Matias Silva, aluno do 9º ano da Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, pelo trabalho "Flamingos". Foram também agraciados docentes de várias escolas da Região que participaram no projeto.

ISAL e Marca de Água entregam certificados dos "Cultural tours"

Também nesta ocasião decorreu a entrega de certificados aos alunos da Licenciatura de Turismo, do Instituto Superior de Administração e Línguas - ISAL, que participaram nos "Cultural tours - Roteiros pela arte contemporânea", organizados em parceria entre o ISAL e a Galeria Marca de Água. Estiveram presentes nesta cerimónia a Vice Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, Vasco Fraga e Raquel Fraga, da Galeria Marca de Água e a Vereadora Madalena Nunes, em representação da Câmara Municipal do Funchal.

Exposições prolongadas

As exposições atualmente patentes na Galeria Marca d' Água, "Momentos" de Fernando Ricardo e a coletiva "Vizinhas com super poderes ́ ́ foram prolongadas até ao próximo dia 3 de dezembro. No próximo dia 10 de novembro inaugura uma nova exposição coletiva a revelar brevemente.

A Galeria Marca de Água informa que está disponível para o agendamento de visitas orientadas e oficinas de expressão plástica para grupos. As atividades têm caráter gratuito.

Raquel Fraga, diretora artística da Galeria Marca de Água, refere que esta estratégia de aposta nos serviços educativos "visa potenciar a captação de novos públicos e a promoção dos incentivos à criação de arte e cultura desde tenra idade", refere.