Museu de Arte Sacra celebra Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

O Museu de Arte Sacra do Funchal vai celevrar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, uma iniciativa do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), que decorre anualmente no dia 18 de outubro, dia de São Lucas, padroeiro dos artistas.

Tem como objetivo principal o de promover a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido, desde a conservação à comunicação, interpretação e criação de sentidos em torno do património eclesial das dioceses portuguesas. Tem procurado identificar os principais desafios encontrados, avaliar as dificuldades sinalizadas e debater novas propostas de atuação dentro e fora do contexto da Igreja.

O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) tem assinalado esta efeméride através de atividades educativas temáticas desde a sua criação em 2011. A partir de 2016, o MASF tem realizado exposições específicas para este dia, ora incidindo em temáticas que evocam e reúnem o património e arte sacra do arquipélago, entre os séculos XV a XIX, ora facilitando diálogos e (re)interpretações entre esse mesmo património e o pensamento, a cultura e as artes contemporâneas. “Património(s) Partilhado(s)” é o tema nacional proposto pelo SNBCI às dioceses para este ano de 2020. Numa altura de limitação de ações presenciais impostas pela pandemia, esta abordagem procura partilhar, em rede e no meio digital, os acervos de arte cristã, à guarda nas mais diversas instituições nacionais.