Galeria Espaçomar acolhe "RetroFuture" do artista Emanuel de Sousa
A galeria Espaçomar, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, inaugura esta terça-deira, dia 13 de outubro, às 12h30, a exposição "RetroFuture" do artista Emanuel de Sousa.
De acordo com nota de imprensa enviada pela galeria, "o artista procura através da convocação de objetos do passado construir a memória que os sustenta, jogando no futuro, esse espaço longínquo, a criação onde tudo se inventa. Uma já sido e um advir que comungam dentro da mesma conceção, para que se sustentem os lugares da imaginação. Apelando ao ato criativo enquanto interrogação. Ou seja, uma metáfora do tempo. Passado e presente partilhando o mesmo destino: o futuro".
Emanuel De Sousa vive e trabalha em Edimburgo, tendo frequentado anteriormente o Curso de Belas Artes no Instituto Superior de Arte e Design da Universidade da Madeira, de 1995 a 1998. Transferiu os seus estudos académicos no último ano para a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, (FBAUP) em Portugal obtendo a Licenciatura em Belas Artes - Pintura pela FBAUP. Já expôs extensivamente em toda a Europa e, mais recentemente, nos Estados Unidos, com novas grandes exposições individuais e coletivas em andamento para 2020 e além. As suas obras fazem parte do acervo de grandes coleções públicas e privadas.
De salientar que esta exposição assenta numa parceria entre a galeria Espaçomar e o MUDAS (Museu de Arte Contemporânea), fazendo a obra em exibição parte do acervo da referida instituição.