Trabalhos nos tetos mudéjares da Sé concluídos em 2021

Lúcia M. Silva

O Secretário Regional de Turismo e Cultura visitou esta tarde os trabalhos de conservação e restauro dos tetos mudéjares da Sé do Funchal, no dia em que se assinalam as Jornadas Europeias do Património.

Na ocasião, Eduardo Jesus disse tratar-se de um teto “com caraterísticas que fazem dele o maior deste tipo em Portugal, com um valor histórico bastante grande, com mais de 500 anos e que sofre agora uma intervenção profunda, no sentido do seu restauro e manutenção, poder apresentar-se da forma como foi instalado há cinco séculos”.

“É uma intervenção que acontece na sequência de outras que foram sendo feitas na Sé e onde o Governo Regional esteve envolvido desde a primeira hora, primeiro na substituição de todos os telhados e caleiras, depois na reconstrução e restauro do retábulo da Sé, uma obra monumental e agora o teto”, recordou na ocasião o governante, salientando que as obras de conservação e restauro serão posteriormente complementadas com iluminação própria, cujo concurso foi lançado esta semana para essa fase. Esta intervenção, a rondar 1,3 milhões de euros, decorrerá até meados do próximo ano”.

O governante referiu-se à conclusão desta intervenção, que, mercê da pandemia, fez parar as equipas, alongando o prazo cerca de mais três meses, lembrando que as equipas são multidisciplinares e constituídas por elementos portugueses e espanhóis.

Na ocasião, Eduardo Jesus, considerou ainda que este “é um momento bastante particular no património imóvel da Região”, “com várias frentes de intervenção”, que demonstram “o empenho e a prioridade que é dada pelo Governo Regional a esta intervenção na cultura”.

Recorde-se que esta Secretaria promove a 28 deste mês, às 15h00, a apresentação online dos trabalhos de conservação e restauro dos tetos mudéjares, e no dia 29, visitas guiadas entre as 12h00 e as 17h00, para pequenos grupos de cada vez. A participação nas visitas guiadas é gratuita sendo necessário realizar uma inscrição através do e-mail: daraver.drc@gmail.com.