Obra de João França apresentada na Ribeira Brava

Os jardins da Câmara Municipal da Ribeira Brava acolheram, na passada sexta-feira, a apresentação da obra “Ribeira Brava”, da autoria de João França.

Editada pela Imprensa Académica, a apresentação da obra esteve a cargo da professora universitária Leonor Martins Coelho, coordenadora literária desta edição que integra a coleção “Ilustres (Des)conhecidos”.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava agradeceu à Universidade da Madeira por ter escolhido o município para a apresentação do livro. “Estamos numa zona nobre do nosso município, nos jardins dos paços do concelho, e se o Visconde da Ribeira Brava fosse vivo ficaria contente pela apresentação deste livro neste espaço onde habitou em tempos idos”, vincou.

Ricardo Nascimento destacou, ainda, que a obra de João França “enobrece” a Ribeira Brava, apontando que o livro aborda a história, os costumes e as tradições desta localidade através dos vários contos que contém.

“Este livro honra a nossa história. Por trás de cada conto de João França - na obra ´Ribeira Brava` -há muita história retratada. Não podemos ver do nosso passado, mas o nosso passado ajuda-nos a ver o presente e a preparar o nosso futuro”, sublinhou o edil.

Abordando uma outra vertente literária do jornalista e romancista João França, na obra “Ribeira Brava” surgem diferentes narrativas, em estilo de conto, passados em ambientes diversos, citadinos ou campestres. Numa fluência de contos sucessivos, as personagens inquietas formam um fluxo turbulento que levaram João França à ideia de uma Ribeira Brava.

Registe-se que, a obra encontra-se à venda na Gaudeamus, na Fnac, na Wook, na Bertrand (online e lojas) e noutros livreiros nacionais e regionais.