Baltazar Dias com três novos espetáculos de Teatro Nacional na próxima temporada
A próxima temporada artística do Teatro Municipal Baltazar Dias já tem abertura marcada: será a 8 de setembro, em mais um ano que se prevê repleto de excelentes produções.
As primeiras grandes novidades são os espetáculos de Teatro Nacional trazidos ao Funchal no âmbito da Rede EUNICE que, desde o ano passado, une o Teatro Nacional D. Maria II ao Teatro Baltazar Dias, num projeto para disseminar pelo país o que de melhor se faz no teatro português.
Recorde-se que a escolha do Baltazar Dias para ser um dos três teatros do país a inaugurar a rede foi feita através de concurso público, o que, segundo o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, “esteve diretamente relacionado com tudo o que tem sido feito para revitalizar o Baltazar Dias ao longo destes quatro anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e, naturalmente, de opções para o cartaz.”
Paulo Cafôfo lembra, igualmente, que o Teatro Municipal “bateu, em 2016, o seu recorde de espectadores, com 48 mil pessoas a terem frequentado esta que é a sala de espetáculos mais simbólica da Madeira, o que representa um aumento de 25% em relação a 2014 e coloca a média de ocupação da sala acima da média nacional.”
O Presidente referiu, igualmente, que a Câmara Municipal do Funchal organizou, desde o início de 2014 e até junho de 2017, um total de 122 eventos de natureza cultural nos mais diversos quadrantes, o que considera “uma realidade reveladora, que deixa claro que a nossa aposta na Cultura da cidade foi uma das estratégias mais assumidas e bem- sucedidas de todo o mandato. O Funchal precisava de uma oferta maior, melhor e mais acessível e está à vista de todos que concretizámos a dinamização cultural que era pretendida. Neste campo, o Baltazar Dias recuperou a relevância que merecia e tem sido, de facto, a nossa montra mais notável.”
A Rede EUNICE determina que “o Funchal vai usufruir de três espetáculos de Teatro Nacional quer em 2018, quer ainda em 2019, tal como já aconteceu no ano passado, pelo que a afirmação do Teatro como um espaço cultural importante no panorama nacional prossegue no próximo ano.” Já confirmados estão, por isso, os espetáculos Lear (janeiro), Sweet Home Europa (maio) e Montanha Russa (junho), trazidos ao Funchal pelo Teatro Nacional D. Maria II, a que se somarão várias outras novidades, à semelhança dos últimos anos, confirmou o Presidente.
A próxima temporada artística ficará, igualmente, marcada “pelo apoio à criação e à produção, sendo que toda a temporada será pensada sobre linhas estratégicas de formação de público, partilha de conhecimento académico, apoio a novos talentos e produtores e acolhimento de outros espetáculos nacionais e internacionais, numa reafirmação do investimento que tem sido feito, subjacente a uma estratégia claramente definida. O objetivo é sempre enaltecer a cultura madeirense, mas estabelecer cada vez mais um elo de ligação entre o Funchal e as comunidades do mundo”, concluiu Paulo Cafôfo.
REDE EUNICE – Espetáculos no Funchal Temporada Artística 2017/2018
LEAR (janeiro 2018)
O espetáculo tem como ponto de partida a obra King Lear, de William Shakespeare. A adaptação dramatúrgica debruça-se sobre as duas narrativas fundamentais da peça: o caminho trágico de Lear, lado a lado com o seu bobo, pautado por um tom discursivo, que decorre na impiedade dos elementos naturais e humanos, na desolação e na demência. E, num registo mais dramático, o enredo paralelo dos meios-irmãos Edgar e Edmund e de seu pai, o Conde de Gloucester. Este espetáculo é uma encenação de Bruno Bravo e conta com Ana Brandão, António Mortágua, Carla Galvão, Carolina Salles, João Pedro Dantas, José Redondo, Lídia Muñoz e Miguel Sopas.
SWEET HOME EUROPA (maio 2018)
Será um texto do autor italiano Davide Carnivale, representado pela primeira vez em Portugal, sobre o confronto entre homens de poder de países ricos e países pobres. Será dirigido pelo jovem encenador João Pedro Mamede, com a atriz Margarida Vila Nova, o ator João Vicente e o próprio João Pedro Mamede em palco.
MONTANHA RUSSA (junho 2018)
Com encenação de Miguel Fragata e Inês Barahona, este espetáculo é um musical sobre a adolescência, com a participação da cantora Manuela Azevedo, dos Clã, e um magnífico elenco de cantores e atores. Trata-se de um espetáculo para todas as idades, mas particularmente vocacionado para jovens, tocando o universo dos diários de adolescência.
RELACIONADOS