MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Deputado

4/02/2023 08:00

De facto, ao longo da atual legislatura a aposta na saúde foi uma realidade na minha terra. Alguns já não se lembram, mas renovamos o Centro de Saúde do Jardim do Mar, materializamos a tão desejada renovação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta, o nosso hospital, e agora concretizamos o Centro de Saúde do Arco Calheta. Fisicamente, as principais intervenções nesta área estão cumpridas.

Em paralelo com a obra física, focamo-nos nas respostas médicas, na enfermagem, nas consultas, nas especialidades, nas visitas domiciliárias e no atendimento personalizado e de qualidade aos utentes. São sensivelmente 140 os profissionais que diariamente fazem com que na Calheta se tenha melhor saúde. Registamos uma taxa de cobertura concelhia de médico de família na ordem dos 100%. Temos múltiplas consultas de medicina geral e familiar e de especialidade. Temos vários técnicos superiores de diagnóstico que dão respostas específicas e concretas às necessidades das crianças, dos jovens, da população sénior e de todos aqueles que em determinado momento precisam dessa atenção. Temos uma saúde de diagnóstico e de prevenção, em igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, que permite um acompanhamento individualizado do utente e o despiste de situações futuras. Em paralelo, dispomos de um serviço de urgência 24h, apoiado por uma corporação muito bem apetrechada e por um corpo de bombeiros voluntários que honram a Calheta. A tudo isto, junta-se uma rede viária segura e ágil, próxima das oito freguesias e com uma deslocação ao Hospital Dr. Nélio Mendonça que se faz em 30 minutos. Certamente ainda há aspetos a melhorar. Todavia, o atual serviço de saúde que os calhetenses e visitantes usufruem muito dignifica e contribui para a qualidade de vida local e regional. E quem conhece ou já viveu as realidades do nosso país, ou mesmo noutros países, sabe muito bem o que digo. Recordo que as respostas elencadas estão disponíveis de forma igual para todos os cidadãos e sem custos.

Dispor de um serviço de saúde com capacidade de resposta é fundamental para a qualidade de vida dos que aqui habitam, porém é igualmente determinante para os que escolhem aqui investir e aqui passar o resto dos seus dias. Mais saúde é também sinónimo de mais investimento e de maior dinâmica económica.

Ontem foi Dia de São Brás, o médico da antiguidade protetor da garganta. O Arco celebra-o e em comunidade celebramos o novo Centro de Saúde desta freguesia, brindando com mais saúde numa melhor Calheta!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas