MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Engenheiro

2/02/2023 08:00

O Governo Regional desde Outubro do ano passado tem vindo a divulgar junto da população os diversos programas de apoio e de auxílio que nas diversas áreas de acção governativa estão disponíveis às famílias madeirenses. A iniciativa, com o nome de Governo Mais Próximo resulta de um esforço concertado de diversas secretarias regionais e está a ser coordenada pela Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania através da Direcção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais. Estas acções de apresentação e de esclarecimento, têm sido descentralizadas e têm ido ao encontro da população, concelho a concelho, freguesia a freguesia. Estas acções no terreno, além de, porém em prática uma estratégia clara e assertiva de comunicação do Governo Regional, tiveram o condão de juntar na mesma iniciativa diversas áreas governativas, desde a saúde à habitação, passando pela energia e serviços essenciais, facto de salientar e de louvar.

No âmbito desta iniciativa tive o privilégio de apresentar alguns dos apoios e das tarifas que a ARM pratica em prol das famílias mais vulneráveis. Nestas sessões muito participadas, tive a oportunidade de constatar a humildade e a entrega que os responsáveis e os técnicos dos diversos institutos, direcções regionais e secretarias regionais demonstraram na apresentação dos diversos apoios, além de também ter conhecido a panóplia de apoios e de programas que o GR disponibiliza a todos os Madeirenses e Porto-Santenses. O PROAGES que apoia famílias de trabalhadores, o Complemento Regional para Idosos, os diversos apoios na Saúde que vão do Kit Bebé ao Mais Visão. Na importante área da habitação os programas PRAHABITAR para auxiliar as famílias no arrendamento ou aquisição de habitação própria. Na agricultura, o PRODERAM que apoia no impacto do conflito na Ucrânia e nos serviços essenciais as tarifas familiares e solidárias que beneficiam os agregados mais numerosos e aqueles mais carenciados. Claro que existem sempre alguns aspectos a melhorar, mas é esse o caminho. Esta iniciativa está de parabéns, assim como todos os responsáveis e divulgadores, sempre afirmativos e conhecedores das matérias. Um Governo assim, além de mais próximo é também um melhor Governo.


Eh… What's App Doc?

Ao saber do desenlace da história fatídica do ex-ministro Pedro Nunes Santos, não sei bem porque, mas lembrei-me da famosa frase do querido amigo Bugs Bunny: "Eh… What’s up Doc?". Quem teve uma infância feliz a ver uma trupe tresloucada composta por coelhos, patos, ratos, gatos, cães, canários, coiotes e papa-léguas, quase sempre à porrada e de quando em vez à pancada, sabe o que eu estou a dizer. Penso que o facto do antigo ministro ter lidado com uma indeminização choruda (por ser gorda e também por fazer chorar) por "WhatsApp" e não se lembrar… fez ligar as coisas. Espero não ser processado, mas o facto do próprio Pedro Nuno dar uns ares de Bugs Bunny, meio grisalho, perna longa e um bocado patareco, porventura terá ajudado também na ligação… o subconsciente tem destas coisas. Pois é Pedro, isto das redes tem que se lhe diga e tratar de 500.000 euros com um "like" ou com um "smiling face" como se estivesse a fazer uma transferência por MBWay para pagar o Euromilhões à amiga, não podia dar grande resultado. Estou a imaginar o António Costa de caçadeira em riste apontada à barbicha do nosso ex-ministro a perguntar: "Mas que raio se passou na TAP?" e este, em jeito provocador e de cenoura na mão responder: "Eh… What’s up Doc?".

Infelizmente este governo está transformado numa saga muito ao jeito dos desenhos animados da Looney Tunes. Apesar de recorrer ao mesmo tipo de violência trágico-cómica, com secretários de estado e ministros a explodirem ou esmagados por uma bigorna em quase todos os episódios, este desenho animado socialista não tem absolutamente graça alguma e os portugueses não vêem a hora de chegar o último episódio e ao cair do pano lerem a conhecida frase: "That’s all folks".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas