MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

2/02/2023 08:00

Durante a minha infância, as primeiras pessoas que partilharam comigo a falsa ideia de que: "luxo é sucesso" foram alguns emigrantes. São normalmente pessoas que foram obrigadas a sair da ilha, por falta de trabalho ou trabalho mal pago. Estes emigrantes quando vinham de férias traziam acessórios caros, que eram (ainda são para muitos) vistos como símbolos de sucesso.

As redes estão cheias de "motivadores para o sucesso e para o dinheiro" e são muito bem pagos. Cristinas?

Tenho saudades de ouvir: "A única coisa que ninguém te tira é a tua formação!"; "Escolhe uma profissão que gostes".

Mas também ouvi: "Na américa (EUA) é que é?" IPhones? Sucesso fácil?

Uma das políticas de Trump (republicanos) foi "premiar" os ricos com redução de impostos (proposta também apresentada pela Iniciativa Liberal, quando propôs percentagem de impostos igual para todos).

Será a CF liberal? Os partidos liberais conquistaram adeptos, seduzindo para o luxo e para a boa vida e lutando para que os ricos continuem ricos. "Queremos ser ricos!"; "Empreendedorismo traz riqueza", "O governo gasta muito dinheiro com serviços públicos" entre outras afirmações que discordo. Um governo liberal "poupa" em serviços públicos (Educação, saúde, energia, segurança social privatizada etc), e a população vive muito pior. Os americanos saudáveis vivem na maioria das vezes das "SOS hipotecas da casa" para educar os seus filhos ou resolverem outros problemas, e os americanos doentes?

O liberalismo é a lei da selva, onde o mais forte é o mais rico.

Educação? Na universidade Católica portuguesa, os filhos de beneméritos podem entram em cursos com um contingente próprio (notas mais baixas). Premiamos os mais fortes?

Habitação? Segundo um deputado da IL: "Direito à habitação é um direito humano, mas não é um direito humano viver nas avenidas novas (centro de Lisboa)". Nos centros, segundo a IL podem viver muito bem os estrangeiros, acrescentando que há zonas rurais com poucas pessoas. Só podem viver nos centros das cidades os fortes?

Só pode existir a regra de que: "Só depende de nós" se todos nós tivermos "igualdade de oportunidades", o que não se verifica. A CF teve o Goucha que a lançou, só há um Goucha em Portugal. O liberalismo é um barrete que não cabe na minha cabeça. Manipulam defendendo a "liberdade de escolha" quando não há "igualdade de oportunidades".

O governo regional não é socialista, para os liberais que ainda não sabem o que é o socialismo. Se fosse socialista tinha por exemplo uma companhia de navios públicos, lutava pela aviação pública (TAP ou outra). Garantia mais cooperativas habitacionais para termos casas mais baratas nos centros, não permitia vistos Gold. Tinha uma resposta de Saúde Pública sem grandes esperas, e sem necessidade de precisar de recorrer aos privados, algo que até já tivemos, mas que se foi perdendo.

Ainda é possível uma social-democracia onde todos podem procurar o seu sucesso.

"Luxo é tudo aquilo que não se vê" Coco Chanel

"O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas". Michelle Obama

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas