MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

1/02/2023 08:00

Embora a Agenda 2030 se baseie na "Visão comum para a Humanidade" é necessário que todos estejamos conscientes de que nunca se conseguirão ganhos de âmbito global se a forma de atuação a nível local não estiver também focada na prossecução das metas e dos objetivos definidos nesta Agenda.

Não tenho qualquer dúvida em afirmar que no Município de Porto Moniz o trabalho desenvolvido está alinhado com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A título de exemplo, esta semana, no âmbito da política municipal de fomento e apoio ao desenvolvimento social, artístico, recreativo, cultural e à prática desportiva, foram assinados vários protocolos que totalizam uma verba que ronda os 620 mil euros, numa ação que concorre para a prossecução das metas inerentes ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 (Parcerias para a implementação dos objetivos).

Não tenho dúvidas de que estas parcerias, formalizadas através da celebração e protocolos, se revestem de grande importância em várias vertentes, nomeadamente para a garantia da segurança da população, para as dinâmicas municipais e para atração de pessoas ao concelho de Porto Moniz.

Protocolando um apoio financeiro na ordem dos 290 mil euros, o Município de Porto Moniz formalizou parcerias com as entidades que desenvolvem, no concelho, a sua atividade em áreas como o apoio social, a saúde e a segurança dos munícipes do Porto Moniz, como são os casos do funcionamento do Gabinete de Apoio ao Idoso do Município de Porto Moniz e do Quartel de Bombeiros na Santa do Porto Moniz, na prossecução das metas inerentes ao ODS 3 (Saúde de Qualidade) e ao ODS 10 (Reduzir as desigualdades).

O Desporto é uma das áreas que tem merecido uma aposta constante e sólida por parte da Câmara Municipal de Porto Moniz, até porque, não tenhamos dúvidas, de que é através do Desporto que temos promovido o nosso concelho além-fronteiras. É com esse intuito que no decorrer deste ano cerca de 175 mil euros serão transferidos para diversos clubes tendo em vista a promoção da prática desportivo e realização de eventos desportivos diversificados, em modalidades tão distintas como o Trail, Canyoning, Ciclismo, Pesca Desportiva, Surf, Orientação, entre outros.

A área da Cultura também não foi esquecida pela autarquia, que reservou quase 157 mil euros para a realização de eventos culturais no concelho, na certeza do importante retorno dos mesmos e o sue contributo para a estabilidade do tecido empresarial do concelho.

O esforço financeiro levado a cabo pelo Município de Porto Moniz com a celebração destes protocolos não pode ser encarado como uma despesa, devendo antes ser considerado um investimento na promoção e dinamização da economia local, uma vez que a aplicação destas verbas visa, entre outros aspetos, a manutenção de postos de trabalho e o reforço da promoção do concelho, neste ano que se adivinha desafiante para todas as entidades, públicas ou privadas.

À semelhança do que tem sucedido no decorrer dos últimos anos a autarquia trabalhará de mãos dadas com muitos parceiros, numa interação que se quer baseada no profundo respeito, e consideração, com um foco comum: o desenvolvimento do concelho do Porto Moniz, o bem-estar da sua população e a melhoria das condições que oferecemos a todos quantos nos visitam.

As parcerias enfatizam o pensamento comum (infelizmente até demasiado banalizado sem que se tenha consciência da sua importância) de que "Juntos somos mais fortes!". Não tenho dúvidas: Somos mesmo!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas